Oi, tudo bem? Comigo tudo joia…vou hoje conversar sobre a varíola dos macacos e a odontologia…Sou a Dra. Lineia Torres, sua dentista de confiança
Definindo varíola dos macacos:
É considerada uma zoonose viral (o vírus é transmitido aos seres humanos a partir de animais). Os hospedeiros animais são principalmente roedores e primatas. O período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de seis a 13 dias, mas pode variar de cinco a 21 dias.
A transmissão ocorre por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama.
Uma das características principais da varíola dos macacos é a manifestação na pele, na forma de bolhas ou lesões que podem aparecer em diversas partes do corpo, como rosto, mãos, pés, olhos, boca ou genitais.
Essas lesões podem parecer espinhas ou bolhas que aparecem no rosto, dentro da boca, e em outras partes do corpo como o tronco, mãos, pés, genitais ou ânus. A erupção cutânea passa por diferentes estágios antes de se curar completamente. A doença normalmente dura de 2 a 4 semanas
Sinais e sintomas:
Dor de cabeça, início de febre acima de 38,5°C, linfonodos inchados (que podem acontecer tanto na região do pescoço, na região axilar, como na região genital), dores musculares e no corpo, dor nas costas e fraqueza profunda, dois novos sinais da doença, dor na região do ânus e inchaço do pênis.
Tratamento:
Os cuidados clínicos para a varíola dos macacos são voltados para o alívio dos sintomas, além do gerenciamento de complicações e prevenção de sequelas a longo prazo.
Gostou dessas dicas? Se foi útil para você, comente, compartilhe, vamos divulgar informação de valor e confiável…um grande abraço, até breve…
Dra. Lineia Torres
cirurgiã dentista CRO 1379
Odontoarch
fone 086 3227 1661
86 999977 6892 wz
http:// www.odontoarch.com.br