Olá tudo bem com você? Comigo tudo joia… Hoje eu vim-te falar sobre o laser na odontologia, sou a Dra. Lineia Torres, sua dentista de confiança…
O laser possui efeito analgésico, promove o alívio de dores de diversas etiologias, dores de origem pulpar, dores nevrálgicas, dores em tecido mole, mialgias, dores de pré e pós – operatório, a resposta na cicatrização é mais rápida, não possui efeitos colaterais e é o único tratamento efetivo na prevenção das lesões quando feito concomitante ao tratamento oncológico (câncer), tem ainda ação anti-microbianas, hemostáticas( corte de tecidos duros (ossos e dentes) e corte de tecidos moles (gengivas, freios labiais, freios linguais, cistos de retenção de muco).
Implantes
O Laser melhora e acelera a osseointegração (formação de osso novo)
Mucosite
Definição: “inflamação na mucosa” aparece como uma ou muitas lesões, parecidas com aftas, decorrentes dos efeitos da radioterapia (cabeça e pescoço) e quimioterapia. O quadro doloroso da mucosite pode impedir a deglutição, mastigação e fala. Ainda, lesões bucais pode ser porta de entrada a infecções oportunistas como, por exemplo, cândida. Consequentemente, o paciente pode se desnutrir/desidratar complicando ainda mais o tratamento oncológico que pode ser até interrompido dependendo do grau da mucosite.
O Laser pode tratar as feridas, estimulando a regeneração da mucosa e promovendo a analgesia, ou pode prevenir as feridas, quando o laser é feito antes e durante o tratamento com quimioterapia ou radioterapia. A prevenção ocorre uma vez que a ação antiinflamatória do laser impede que as células da mucosa sejam destruídas, evitando, portanto a formação das úlceras.
Herpes labial
No caso do Herpes Labial, por exemplo, é comum o paciente chegar ao consultório para aplicação do laser, e ele já estar usando uma pomada ou tomando um comprimido para o Herpes. Infelizmente, esses comprimidos ou pomadas, têm o mecanismo de ação somente no DNA do vírus, diminuindo somente o tempo de exposição da lesão não atuando diretamente no fortalecimento da imunidade da região, apesar de não ter problema do seu uso concomitante com o laser.
O laser vai bimodular a região, isto é, vai fazer com que o local fique mais resistente (as células do nosso organismo ficam mais fortes e resistentes ao vírus), fazendo com que a reincidência diminua acentuadamente.
Canal e doenças de gengiva
Reparação tecidual – A fotobioestimulação por laser tem sido empregada de maneira bastante eficaz após tratamento de canal, lesões traumáticas, doenças de gengiva, periodontite, promovendo uma reparação tecidual mais rápida e com padrão de qualidade tecidual superior.
Cirurgia
No caso de cirurgia de terceiro molar, redução de edema ou “inchaço” que seria o efeito antiinflamatório, antiedematoso e normalizador circulatório.
Gostou dessas dicas? Pois compartilhe com os amigos e seja um multiplicador de informações positivas e confiáveis.
Um grande abraço, até a próxima postagem.
Dra. Lineia Torres
CRO 1379
Odontoarch
Visite nosso site http://www.odontoarch.com.br
@odontoarchdra.lineia
86 3227 1661
86 99977 6892