Olá tudo bem com você? Comigo tudo em paz…hoje vamos conversar sobre a influência do estresse, da depressão e da ansiedade na saúde bucal.
Alguns poucos minutos são suficientes para realizar o ritual de higiene bucal. Mas, para quem está passando por uma crise de saúde mental, o simples ato de escovar os dentes pode demandar muita energia, o que faz com que o autocuidado fique de lado.
Os transtornos de estresse, depressão e ansiedade deixam os pacientes com aspecto desanimado, sorrindo pouco e sem um acompanhamento especial podem ter sérios problemas que podem comprometer a saúde bucal. Desmotivados e incapacitados por uma série de sintomas, muitos pacientes com esses transtornos negligenciam hábitos alimentares, de higiene e as vezes recorrem ao tabagismo. Estas mudanças podem ser agravantes para a tendência de desenvolvimento de doenças periodontais, cárie, perda dentária entre outros danos causados pelo desprezo ou desinteresse no autocuidado.
O primeiro passo é procurar sua dentista de confiança, fazer uma avaliação clínica detalhada do quadro bucal e emocional do paciente para diagnosticar possíveis alterações como cáries, doenças gengivais e alterações de mucosa, uma vez identificado o problema, trabalhamos de forma a diagnosticar o nível de higiene oral de cada paciente e incentivamos ao paciente a cooperar, sendo muitas vezes necessário associar à escovação e uso de fio dental enxaguatórios bucais com alto poder antisséptico, regeneradores de mucosa oral, maior número de consultas odontológicas para limpezas preventivas e, eventualmente, uso de medicações sistêmicas para controle da doença.
Gostou dessas dicas? Pois compartilhem com os amigos, e seja, um multiplicador de informações positivas e confiáveis.
Um grande abraço até a próxima postagem
Dra Lineia Torres
Cro 1379 odontoarch
Visite nosso site http:// www.odontoarch.com.br
Instagram: @odontoarchdra.lineia
86 99977 6892
3227 1661