Doenças que podem dar os primeiros sinais na boca

Olá, aqui é Dra. Lineia, tudo bem com você?

Quem acha que dentista é o profissional que só serve para fazer limpeza e restauração (obturação) está muito enganado, nosso papel vai muito além disso, por isso hoje venho aqui informar a você algumas doenças que podem dar os primeiros sinais na cavidade oral, e que um profissional dentista pode fazer toda a diferença na sua vida em uma situação como essas…

 Anemia, leucemia, sífilis, leucemia, HPV,Pericardite,refluxo,câncer,lúpus, sífilis,refluxo,sapinho são algumas dessas patologias…

Sinais e sintomas de lesões associadas a estas patologias:

O lúpus eritematoso sistêmico e o eritema multiforme, doença auto imune podem se manifestar pela boca com lesões ulcerativas (tipo de aftas).

Sífilis, lesões granulomatosas na forma um pequeno tumor e, no centro desse tumor, há uma ferida aberta que muitas vezes demora para cicatrizar.

Anemia, há um despapilamento da língua, ela fica com aspecto liso, brilhante e seca

Leucemia, lesões ulcerativas e por áreas necrosadas, pode haver aumento da gengiva (volume)e um sangramento espontâneo, gengiva sadia não sangra.

Sapinho (candidíase pseudomembranosa), são membranas esbranquiçadas e ficam aderidas na mucosa bucal. O aspecto pode se assemelhar a pequenas ferida.

HPV, pequenas verrugas  ou apenas uma. Este é um subtipo de câncer de colo de útero.

Pericardite, bactérias que ficam na boca podem até mesmo causar uma infecção no coração.  Gengivite, doenças gengivais avançadas ou de um canal não realizado, essas bactérias da boca podem cair( migrarem) na corrente sanguínea e se alojar em tecidos cardíacos, causando uma infecção.

Refluxo gastresofágico, Além da falta de escovação dos dentes, da língua e da presença de cáries, o mau hálito pode indicar que a pessoa está com refluxo gastroesofágico. . O conteúdo do estômago acaba subindo e pode causar mau hálito.

Câncer de boca, quando uma ferida não cicatriza em até 15 dias, assemelhando se com uma afta, mas geralmente é indolor.

Câncer infantil, Normalmente, ele se manifesta na região da gengiva, no fundo da boca, na de crescimento muito rápido, chega a dobrar de tamanho a cada semana e pode impedir que a criança feche a boca

Gostou dessas dicas? Se sim ,comente, compartilhe e curta, seja um multiplicador de informações positivas e confiáveis.

Um grande abraço e até breve…

Dra. Lineia Torres

CRO  1379  Odontoarch  

86 3227 1661

86 99977 6892

Deixe um comentário