Existe risco do paciente com doença celíaca no consultório odontológico?
Olá sou a Dra. Lineia Torres, cirurgiã dentista, tudo bem com você? Hoje venho falar sobre doença celíaca e suas implicações na clínica odontológica …
Definição:
A doença celíaca é uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, proteína encontrada em cereais como o trigo, o centeio, a cevada e o malte de origem genética, pode causar diarreia, anemia, perda de peso, osteoporose, câncer e até déficit de crescimento em crianças.
O corpo de quem tem o problema não possui uma enzima responsável por quebrar o glúten,como a proteína não é processada direito, o sistema imune reage ao acúmulo e ataca a mucosa do intestino delgado. Isso causa lesões e prejudica o funcionamento do órgão.
A doença celíaca costuma dar os primeiros sinais entre o primeiro e o terceiro ano de vida, período em que muitos dos cereais são introduzidos na dieta das crianças. Mas há casos em que o diagnóstico só acontece na vida adulta, quando o indivíduo já apresenta carências nutricionais graves, pela falta de sintomas específicos.
Sinais e sintomas
– Barriga estufada
-Gases
– Ânsia de vômito
– Diarreia
– Irritabilidade
A doença celíaca não tem cura, por isso, a dieta deve ser seguida rigorosamente pelo resto da vida.
Porém, alguns materiais utilizados e medicações a serem prescritas pois podem conter vestígios de glúten e Isso requer atenção na prática odontológica.
As luvas cirúrgicas, diques de borracha (usados no tratamento de canal ) e embalagens plásticas de produtos (como anestésicos, pasta profilática) podem conter resquícios de amido de trigo na sua composição.
Além disso, determinados medicamentos, na forma de comprimidos e cápsulas, também são fonte potencial de contaminação por glúten.
Isso requer atenção e cirurgião-dentista deve optar por:
- Uso de luvas sem pó e de preferência sem ser de látex;
.
- Optar por uso de anestésicos (quando necessário) em tubetes de vidro;
.
Optar por medicamentos que sejam seguros e livres de glúten em sua composição
Entre as repercussões extra-intestinais da doença celíaca (DC), algumas ocorrem na cavidade oral, com vários sinais e sintomas característicos.
Dentre as possíveis alterações bucais que podem ocorrer, temos:
1. Alterações salivares: ocorre uma diminuição do fluxo salivar e variações nos seus parâmetros bioquímico;
2. Defeitos de desenvolvimento de esmalte: Alterações orais mais características, sendo as hipomineralizações e as hipoplasias os mais frequentes;
3. Atraso da erupção e má oclusão: A má nutrição causada pela doença, que origina um atraso no crescimento, repercute no desenvolvimento dos ossos da face (maxila e mandíbula) levando a atraso na erupção e a má oclusão dentária.
4. Estomatite aftosa recorrente: É uma condição benigna na maior parte dos casos, com um caráter recidivante e pode estar associada com outras patologias como a doença celíaca, reduzindo, na maioria dos casos, após ser cessada a ingestão de glúten;
5. Glossite: pode ser assintomática mas às vezes a atrofia das papilas pode dar origem a vermelhidões, dores e uma sensação de ardência, especialmente após o consumo de alimentos bastante codimentados, ácidos ou bebidas alcoólicas. E geralmente desaparece após um mês de dieta sem glúten;
6. Líquen plano oral: Pode acometer esses pacientes, sendo a prevalência maior que em indivíduos sem a doença. Observa-se também melhora da sintomatologia após a implementação de uma dieta sem glúten nestes pacientes.
Estas condições orais não são suficientes para estabelecer um diagnóstico, contudo podem ser os primeiros sinais de alerta.
O acompanhamento médico e odontológico regular são importantes para pacientes com DC para prevenção de sinais e sintomas.
A prevenção
Por ora, não existem maneiras de impedir o aparecimento da doença celíaca. Porém, como a genética está envolvida no processo, o histórico familiar pode ajudar no diagnóstico precoce, o que aumenta as chances de adaptar a dieta e evitar lesões no intestino.
Gostou dessas dicas?Se você gostou , comente, compartilhe , reproduza boa informação…um grande abraço , até breve…
Dra. Lineia Torres
CRO 1379 odontoarch
86 99977 6892
3227 1661
@odontoarchdra.lineia