Você já ouviu falar em dor de dente fantasma?

Olá tudo bem com você? Comigo tudo em paz…Você já ouviu falar em dor de dente fantasma?

Hoje eu venho aqui para comentar sobre isso, me acompanhe …

Na área odontológica, pacientes com esse quadro clínico são diagnosticados com Distúrbio de Dor Dento-Alveolar Persistente (DDAP)

A dor de dente padrão pulsa, enquanto a fantasma é uma dor neuropática (causada por lesão ou disfunção do sistema nervoso), constante e que costuma queimar. É caracterizada por dor em um dente ou dor em um sítio onde um dente foi extraído, com ausência de sinais clínicos ou radiográficos que acusem uma doença. A dor é descrita como contínua e latejante de intensidade moderada a severa. É espontânea e pode ser exacerbada por estímulos térmicos e mecânicos, pode ser unilateral e localizada ou mais frequentemente generalizada, bilateral, e mudar de localização.

 A dor de dente fantasma está ligada a uma dor neuropática. ( é um tipo de sensação crônica que afeta o sistema nervoso.)

 A odontalgia atípica apresenta sintoma semelhante àquela relatada por pacientes amputados, mas é observada na cavidade bucal como consequência de procedimentos odontológicos, principalmente pulpectomias e exodontias.

Essa dor apresenta duração acima de duas horas diárias e é persistente por mais de três meses, sendo ou não associada a um histórico de trauma dentário.

Um diagnóstico diferencial deve ser baseado em muitos fatores incluindo a presença de distúrbios emocionais, tais como ansiedade, depressão e na exclusão de patologias de origem dentária.

Essa dor é tratada com medicamentos próprios para a dor neuropática que podem ser ingeridos ou aplicados no local. Porém, é importante que o tratamento vá além dos remédios, pois é um quadro considerado crônico (dor que dura mais de três meses). É preciso entender e dar apoio para quem sofre desse mal.

O tratamento também pode pedir por uma equipe interdisciplinar. Isso porque o paciente pode precisar de consultas com psicólogos e terapeutas. Dentro dessa área, os profissionais recomendam:

  • Terapia cognitivo-comportamental;
  • Terapia interpessoal; e
  • Regulação autonômica.

Além da atenção com a saúde bucal, (escovar os dentes após as refeições, usar escova macia, fio dental, consultas regulares ao dentista), o paciente deve ficar atento para outros cuidados.

A alimentação, por exemplo, é de extrema importância durante o período de tratamento da dor de dente fantasma, procurar se alimentar com alimentos mais pastosos e pouco duro

Gostou dessas dicas? Se foi útil para você, comente, compartilhe, vamos divulgar informação de valor e confiável…um grande abraço, até breve…

Dra. Lineia Torres
cirurgiã dentista CRO 1379
   Odontoarch


fone 086 3227 1661
86 999977 6892 wz

 http:// www.odontoarch.com.br

@odontoarchdra.lineia

Deixe um comentário