Hepatite C, saiba onde está o perigo

  Olá aqui é a Dra. Lineia Torres, tudo bem com você? Nosso assunto hoje é a hepatite C, doença espalhada em milhares de pessoas que nem sabem que tem a doença …

Definição

A hepatite C é uma doença causada pelo vírus C (HCV), já tendo sido chamada de “hepatite não A não B”. O vírus C, assim como o vírus causador da hepatite B, está presente no sangue. É uma doença viral que leva à inflamação do fígado e raramente desperta sintomas. Na verdade, a maioria das pessoas não sabe que tem hepatite C.

Sintomas:

       Letargia, mal-estar geral, febre, problemas de concentração; queixas gastrintestinais como perda de apetite, náusea, intolerância ao álcool, dores na zona do fígado ou o sintoma mais específico que é a icterícia(pele e olhos amarelados), Sangramento no esôfago ou no estômago, Urina escura, todavia o portador crónico do vírus pode mesmo não ter qualquer sintoma, sentir-se saudável e, no entanto, estar a desenvolver uma cirrose ou um cancro hepático.

Transmissão:

Estão dentro do grupo de risco para a doença as pessoas que:

  • Estiveram em diálise renal por muito tempo
  • Têm contato regular com sangue no trabalho (por exemplo, profissionais da área de saúde)
  • Injetam drogas ilícitas e compartilham agulhas com alguém que tem hepatite C
  • Receberam transfusão de sangue antes de julho de 1992
  • Fizeram uma tatuagem ou acupuntura com instrumentos contaminados
  • Receberam sangue ou órgãos de um doador que tem hepatite C          

           A transmissão sexual do HCV entre parceiros heterossexuais é muito pouco frequente, principalmente nos casais monogâmicos; sendo assim, a hepatite C não é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). Porém, entre homens que fazem sexo com homens (HSH) e na presença da infecção pelo HIV, a via sexual deve ser considerada para a transmissão do HCV.

       O vírus já ter sido detectado na saliva, é pouco provável a transmissão através do beijo, a menos que existam feridas na boca.

Tratamento:

               Com os tratamentos atuais, as chances de cura da hepatite C chegam a 95%. Mesmo que o tratamento não remova o vírus, ele poderá reduzir a chance de doença hepática grave.

                  Gostou dessas dicas? Pois compartilhe com os amigos, seja um multiplicador de informações positivas e confiáveis…

               Um grande abraço, até próxima postagem…

Dra. Lineia Torres

CRO 1379 Odontoarch

86 99977 6892

3227 1661

Deixe um comentário