Olá, aqui é a Dra. Lineia Torres, hoje vim falar sobre ferida na boca…
Existem diversos tipos de lesões que podem se desenvolver na boca. Se você tiver uma ferida que não desaparece dentro de 10 dias, mesmo que você não sinta dor, procure o seu dentista, porque pode ser algo mais sério.
As lesões bucais podem ser causadas por infecções, bacterianas, virais ou fúngicas, ou até mesmo por um fio ortodôntico solto, uma dentadura que não se encaixa ou a ponta de um dente quebrado ou restauração não polida.
Existem várias doenças e condições que podem causar feridas na boca, vejamos algumas delas:
1- Estomatite, é uma inflamação ou infecção na boca secundária a traumas, vírus ou fungos. Pode ocorrer em indivíduos de qualquer idade, embora seja mais frequente em crianças, que estão mais expostos e ainda com sistema de defesa em amadurecimento.
2- aftas são feridas comumente encontradas na boca. Trata-se de uma lesão de origem inflamatória que pode aparecer em qualquer parte da mucosa da boca ou ainda na gengiva. As feridas geralmente têm tamanhos variados, são superficiais e bastante dolorosas.
3-herpes labial, outra doença bastante corriqueira na população, se apresenta como lesões na boca, principalmente nos lábios, que no início se manifestam sob a forma de vesículas (pequenas bolhas), e após uns dias se rompem e liberam um líquido, dando lugar a uma ferida. Antes de aparecer a lesão, é comum a pessoa sentir coceira ou ter a sensação de queimação no local. O herpes é contagioso, principalmente na fase em que a lesão está libertando a secreção (líquido do interior das bolhas)
4- pênfigo é uma doença autoimune que provoca lesões dolorosas na boca, podendo se manifestar também na pele. No início, surgem pequenas bolhas que rapidamente se rompem, transformando-se em feridas. A deglutição dos alimentos pode inclusive ser prejudicada, conforme o tamanho das lesões.
5-“sapinho“, uma infecção causada pelo fungo Candida Albicans. Provoca feridas na boca sobretudo em crianças com imunidade baixa.
6-4-câncer bucal se caracterizam pela dificuldade na cicatrização e normalmente aumentam de tamanho com o tempo. Além disso, ao contrário dos outros machucados na boca, o câncer bucal geralmente não provoca dor ou qualquer outro sintoma.
A presença de qualquer ferida suspeita na boca deve ser avaliada por um médico ou cirurgião dentista .
Gostou dessas dicas? Pois compartilhe, comente, seja um multiplicador de informações positivas e confiáveis.
Um grande abraço, até a próxima postagem
Dra Lineia Torres
Odontoarch CRO 1379
86 3227 1661
86 99977 6892