Olá, aqui é a Dra. Lineia Torres, hoje vamos conversar sobre menstruação e sua correlação com gengivite…
Uma variedade de alterações bucais tem sido relatada associada ao ciclo menstrual. Podemos identificar:
Ulcerações da mucosa bucal,
Aftas,
Lesões vesiculares,
Sangramento gengival
Edema e vermelhidão com aspecto liso e brilhante das papilas interdentais
As pacientes podem se queixar de gengivas sangrando ou inchadas, devido à fragilidade capilar alterada pela concentração hormonal.
Em alguns casos, pode haver um aumento da mobilidade dentária no sentido horizontal.
Sabe-se que a inflamação gengival, além de estar associada aos inadequados procedimentos de higiene oral, o que contribui para o acúmulo de biofilme bacteriano, as condições sistêmicas do paciente, envolvendo alterações hormonais, também tem sua contribuição. A presença do microrganismo Prevotella intermedia, cujo mesmo encontra- -se intimamente associado com a influência da condição hormonal da mulher durante seu período de ovulação, podem se localizar tanto subgengival, como supra gengival.
A gengivite é uma doença inflamatória que interfere nos tecidos de suporte dos dentes. Inicia-se pelo acúmulo da placa bacteriana sobre as faces dentárias e a margem gengival, promovendo a liberação de produtos tóxicos que são efeitos da combinação da bactéria e do hospedeiro. Há indícios de que os hormônios sexuais, principalmente os esteroidais, que estão presentes no ciclo menstrual, apresentem efeitos sobre a saúde periodontal, causando impactos diretos na inflamação gengival e em possíveis alterações de substâncias no fluido gengival.
Alterações hormonais do período menstrual geram impacto direto nos tecidos gengivais, ou seja, contribuem para o aumento da a sensibilidade e o sangramento gengival. As alterações hormonais da fase menstrual geram oscilações emocionais que se relacionam ao estresse, fator diretamente ligado à baixa da resistência.
É muito importante que durante esse período, a higiene bucal não seja negligenciada, e até mesmo, indico um reforço desta, usando agua oxigenada 10 volumes 02 x dia ou colutorio sem álcool.
Gostaram dessas dicas? Se sim, comente, curta, compartilhe, seja multiplicador de informações positivas e confiáveis.
Um grande abraço, e até próxima postagem
Dra. Lineia Torres
CRO 1379 Odontoarch
86 3227 1661
86 99902 3334
@odontoarchdra.Lineia