climatério e perda dentaria, qual a correlação ?

Olá como você está? Comigo tudo bem…hoje vamos falar de climatério e perda dentaria, sou a Dra. Lineia Torres, sua dentista de confiança …

       O climatério é caracterizado como um período de transição. Esta é a transição da reprodutiva para a fase não reprodutiva, ou seja, de um período de produção hormonal para o um período onde os hormônios começam a declinar.

      A deficiência de estrógenos no período de climatério influência de maneira negativa a saúde bucal feminina, interferindo entre outros, no metabolismo ósseo, cálcio e do colágeno e em eventos inflamatórios. Consequentemente, essas mulheres tornam-se mais suscetíveis a alterações, tais como: hipossalivação, osteoporose/osteopenia dos maxilares, gengivoestomatite menopáusica, problemas na remodelação dentinária, doenças periodontais e perdas dentárias.

       A osteoporose provoca perda óssea mandibular, doença periodontal e perdas dentárias em mulheres após a menopausa. A terapia hormonal com estrogênio protege não só contra a perda óssea sistêmica, mas também contra a perda dentária.

Tratamento:

          Tratamento para melhorar a qualidade de vida durante esse período.

         Fortalecer o corpo com atividade física é um ótimo começo. Além de liberar serotonina e endorfina, hormônios que dão sensação de prazer e bem-estar, a prática regular de exercícios previne a osteoporose

A soja é uma das bases do tratamento natural, visto que é rica em um componente chamado isoflavona, que atua no controle dos sintomas da menopausa.

          O tratamento preventivo por meio de remoção de placa, adequação do meio bucal e orientação antes e durante o climatério são os melhores meios de minimizar os problemas bucais advindos dessa fase da vida da mulher.

Gostou dessas dicas? Se foi útil para você, comente, compartilhe, vamos divulgar informação de valor e confiável…Um grande abraço, até breve…

Dra. Lineia Torres
cirurgiã dentista CRO 1379
   Odontoarch


fone 086 3227 1661
86 999977 6892 wz

 http:// www.odontoarch.com.br

Deixe um comentário