Olá, tudo bem com você? Comigo tudo em paz…
Você já ouviu falar em celulite facial? Vamos conversar um pouco sobre isso?
Existem diversos tipos de celulites faciais, porém duas delas, em especial, têm mais chances de levar o paciente à morte: a angina de Ludwig e a Trombose do Seio Cavernoso.
Em situações nas quais a coleção purulenta não é capaz de drenar através de superfície cutânea ou mucosa bucal, o abscesso pode se estender através dos planos fasciais dos tecidos moles, patologia que se denomina celulite.
Dentre os principais motivos que ocasionam o problema, estão as infecções dentárias, auditivas ou das vias respiratórias, além de ferimentos como cortes, eczema, catapora, espinhas, queimaduras, picadas de insetos ou mordidas de animais.
A celulite fascial de origem odontogênica geralmente está associada a cárie dentária, raízes residuais e necroses pulpares.
A manifestação da doença é definida pela presença de um edema na pele de coloração bastante avermelhada, quente e dolorosa. Desse modo, ao tocar, é possível sentir a pele enrijecida no local. O paciente também pode ter febre e calafrios durante o período.
O diagnóstico deve ser rápido para evitar que a celulite facial evolua para um quadro mais grave. O que ocasionaria em trombose de seios cavernosos, lesões oculares, abscesso cerebral, mediastinite e meningite.
Tratamento proposto a associação da terapia medicamentosa, drenagem imediata da coleção purulenta e extração dos elementos dentários responsáveis pela infecção.
Pacientes que possuem diabetes, insuficiência venosa e uma imunidade baixa têm maior tendência ao desenvolvimento desse tipo de celulite no rosto.
Gostou dessas dicas? Se foi útil para você, comente, compartilhe, vamos divulgar informação de valor e confiável…. Um grande abraço, até breve…
Dra. Lineia Torres
cirurgiã dentista CRO 1379
Odontoarch
fone 086 3227 1661
86 999977 6892 wz
http:// www.odontoarch.com.br
@odontoarchdra.lineia