Comer cabelo, mania ou doença ?

Olá, vamos fala sobre tricofagia? uma doença que faz com que as pessoas comam seus próprios cabelos compulsivamente, sou a Dra. Lineia Torres, sua dentista de confiança…

      Entende-se por Tricofagia o transtorno comportamental que faz pessoas comerem, compulsivamente, os próprios fios de cabelo, E o problema destas pontas de cabelo ficarem alojadas na cavidade oral não é assim tão grave quando pensamos que podem formar bolas de cabelo no aparelho digestivo, mais especificamente no intestino delgado, bloqueando-o. Esta doença é popularmente conhecida como Síndrome de Rapunzel.

      Alguns estudos mostram associação entre a tricofagia a pessoas com deficiência de ferro. Existem relatos do hábito de arrancar o cabelo e comê-lo cessou após a pessoa ter sido ser tratada para deficiência de ferro ou doença celíaca.

   A tricofagia é uma condição que pode ser um desdobramento da tricotilomania, uma doença que se resume a impulsos que fazem com que a pessoa sinta a necessidade de arrancar o próprio cabelo ou pelos, que podem estar no couro cabeludo, sobrancelhas ou qualquer outra parte do corpo.

Sinais e Sintomas:

               Os primeiros sintomas manifestam-se, geralmente, durante a adolescência, embora possam surgir mais cedo devido a fatores estressantes (problemas familiares, uma perda, um acontecimento traumático, etc) e ansiedade.

             O paciente pode tentar assegurar que os fios de cabelo sejam arrancados de uma forma específica. Ele pode enrolar o cabelo entre os dedos, puxar os fios entre os dentes, ou morder o cabelo depois de arrancado. Muitos pacientes engolem os fios de cabelo. Algumas vezes a tricofagia forma tricobezoares (acúmulo de fios de cabelo engolidos que ficam presos no estômago)

           Fraqueza, anorexia, perda de peso, náusea, vômitos, dor abdominal, constipação e diarreia são sintomas associados ao tricobezoar.

              Muitos tentam camuflar a perda de cabelo cobrindo as áreas calvas (p. ex., usando perucas ou lenços.

Tratamento:

  • ISRSs ou clomipramina
  • n-acetilcisteína
  • Olanzapina
  • Terapia cognitivo-comportamental (em geral, reversão de hábitos)

                   Gostou dessas dicas? Se foi útil para você, comente, compartilhe, vamos divulgar informação de valor e confiável…Um grande abraço, até breve…

Dra. Lineia Torres
cirurgiã dentista CRO 1379
   Odontoarch


fone 086 3227 1661
86 999977 6892 wz

  http:// www.odontoarch.com.br

@odontoarchdra.lineia

Deixe um comentário