Olá, vamos falar sobre manejo do paciente com distrofia muscular? Sou a Dra. Lineia Torres, venho hoje abordar esse assunto…
Definição de distrofia muscular:
As distrofias musculares são um grupo de desordens caracterizadas por fraqueza e atrofia muscular de origem genética que ocorre pela ausência ou formação inadequada de proteínas essenciais para o funcionamento da fisiologia da célula muscular, cuja característica principal é o enfraquecimento progressivo da musculatura esquelética, prejudicando os movimentos.
A fraqueza dos músculos da face que costuma ser dos dois lados do rosto, dificulta o ato de assobiar, chupar canudos e podem passar desapercebidos.
Sinais e sintomas
Em geral, os sintomas iniciais desse grande grupo de miopatias é fraqueza muscular, com o aparecimento de fraqueza proximal em coxas, com o paciente descrevendo dificuldade para se levantar do chão, subir escadas e ladeiras, além de limitação para outras atividades motoras.
Para a maioria dos procedimentos odontológicos não é necessária a profilaxia antibiótica, contudo, em procedimentos odontológicos invasivos, o risco do desenvolvimento de uma infecção é bastante elevado devendo ser realizada a profilaxia antibiótica no pré-operatório ou até mesmo estender a antibioticoterapia para o pós-operatório.
Dentre os procedimentos odontológicos nos quais se recomenda a profilaxia antimicrobiana citam-se:
Exodontias,
Procedimentos periodontais como cirurgia,
Raspagem,
Polimento e alisamento radicular,
Colocação de implantes e reimplantes dentais,
Instrumentação endodôntica ou cirurgia parendodôntica
Gostou dessas dicas? Se foi útil para você, comente, compartilhe, vamos divulgar informação de valor e confiável…. Um grande abraço, até breve…
Dra. Lineia Torres
cirurgiã dentista CRO 1379
Odonto Arch
fone 086 3227 1661
86 999977 6892 wz
http:// www.odontoarch.com.br
@odontoarchdra.lineia