Olá, vamos conversar sobre as manifestações orais do COVID19, sou a Dra. Lineia Torres, sua dentista de confiança.
Como esse vírus funciona e se manifesta no corpo humano todos os profissionais de saúde, assim como os cirurgiões-dentistas estão fazendo parte da construção de um novo conhecimento.
O novo vírus, temporariamente nomeado “novo Coronavírus (SARS COV – 2)” – é de uma cepa que até então, não havia sido encontrada em seres humanos. Em humanos pode ser transmitido principalmente pelas gotículas respiratórias (tosse e espirros), por contato (mãos e objetos contaminados) ou ainda pelo ar, afetando principalmente pessoas com baixa imunidade
O vírus inicia o processo, mas abre caminho para infecções bacterianas oportunistas, muitas bactérias as quais coabitam a cavidade bucal – em especial o biofilme do dorso da língua (saburra lingual) e o biofilme periodontopatogênico destacando-se os tecidos periodontais dos dentes mais posteriores da boca (molares) podem levar a agravos ainda piores e com desfechos clínicos sombrios. Há fortes evidências científicas que as pneumonias por aspiração têm sua etiologia aqui.
Dentre os sinais e sintomas orais, foram observadas:
Lesões ulceradas em lábios;
Lesões compatíveis com eritema multiforme;
Gengivite descamativa e
Múltiplas úlceras amareladas com um halo eritematoso (avermelhado) em região de palato duro (céu da boca), que se assemelhavam a lesões herpéticas.
disgeusia/ageusia que se caracteriza pela alteração ou ausência do paladar, respectivamente,
A xerostomia, que compreende a sensação de boca seca, muitas vezes em decorrência da diminuição do fluxo salivar.
Como alivio desses sintomas dolorosos, indicamos bochechar com flogoral 03 x dia, usar escova macia e suave(colgate slim black 360), anti-inflamatórios, corticoides tópicos e via oral , vitamina C.
Gostaram dessas dicas? Se sim, comente, curta, compartilhe, seja um multiplicador de informações positivas e confiáveis…
Um grande abraço, até a próxima postagem
Dra Lineia Torres
CRO 1379 odontoarch
86 32271661
86 99977 6892
@odontoarchdra.lineia
“Enquanto a cura ou uma vacina são apenas projetos ainda intangíveis, a PREVENÇÃO é a arma mais eficaz para evitar o pior cenário!”