Olá tudo bem com você? Comigo tudo em paz…hoje vamos falar sobre as manifestações bucais de doenças infecciosas…
As manifestações bucais das doenças infecciosas foram divididas em bacterianas, micóticas e virais.
Dentre as infecções virais, escolhi falar do sarampo, enfermidade contagiosa provocada por paramixovírus. O vírus se dissemina pelo ar através do contato direto com os perdigotos secretados pelas vias respiratórias de pessoas infectadas. Das doenças infecciosas, o sarampo é considerado uma das mais transmissíveis.
O diagnóstico confiável deve ser baseado em um exame clínico sistematizado, completo e detalhado dos tecidos moles e duros da cavidade bucal;
É importante a percepção e o reconhecimento das alterações bucais para realizar um correto e precoce diagnóstico de doenças sistêmicas.
O conhecimento da etiologia é importante para a escolha correta do tratamento adequado;
O cirurgião-dentista pode ser o primeiro a detectar alterações patológicas com manifestações na cavidade bucal de crianças, portanto ele precisa saber reconhecer, diagnosticar, tratar ou encaminhar adequadamente para tratamento as lesões estomatológicas.
Período de incubação:
Um tempo de incubação em torno de 8 a 10 dias.
Sinais e sintomas:
Sinais como febre, mal-estar, tosse, conjuntivite, fotofobia, lacrimejamento, e lesões eruptivas da pele e da mucosa bucal.
Alguns sinais são característicos, como a erupção cutânea, que começa usualmente na face, e linha de implantação dos cabelos, atrás da orelha, estendendo-se para o pescoço, peito, costas e extremidades. As manchas de Koplik foram relatadas em 97% dos casos.
As manchas de Koplik são características do sarampo, aparecem normalmente na região do segundo molar na face vestibular, apresentam-se na cor azul-acinzentada em uma base eritematosa. Este exantema dura alguns dias até aparecer as crostas e as lesões cutâneas. A pele começa a clarear depois de 5 dias da erupção.
Tratamento:
Repouso, a ingestão de líquidos, dieta adequada e uso de analgésicos, em terapia de suporte e uso de antipiréticos, nos casos de superinfecção bacteriana deve ser usado o antibiótico correto.
A melhor opção para tratamento é o programa de vacinação, no qual deve-se usar a vacina contra sarampo-caxumba-rubéola.
Gostou dessas dicas? Se foi útil para você, comente, compartilhe, vamos divulgar informação de valor e confiável…um grande abraço, até breve…
Dra. Lineia Torres
cirurgiã dentista CRO 1379
Odontoarch
fone 086 3227 1661
86 999977 6892 wz
http:// www.odontoarch.com.br
@odontoarchdra.lineia