O que pode acontecer quando se tem um dente quebrado….

Olá, aqui é a Dra. Lineia Torres, sua dentista de confiança, vim hoje explicar o que pode acontecer quando se tem um dente quebrado….

Por que um dente quebra?

O dente não quebra exatamente do nada. Há casos que podem estar relacionados à cárie oculta ou a processos de reabsorção dentária interna/externa ou até mesmo ambas. Essa reabsorção nada mais é que uma inflamação da polpa do dente(NERVO), no qual a superfície interna, isto é, as paredes que a cercam começam a ser reabsorvidas e se tornam cada vez mais finas. É como se houvesse um desgaste de dentro pra fora. O dente fica mais fraco para aguentar o impacto da mastigação, daí um alimento mais durinho, como pipoca, pode ocasionar o problema.

Causas que levam um dente a quebrar:

Carie, ela destrói tudo, têm de ser removida urgentemente todo tecido contaminado, antes que se espalhe para os demais dentes

Bruxismo ranger dos dentes sem que o paciente perceba que está fazendo isso. Embora a situação seja mais comum durante a noite, existem pessoas que apertam os dentes com força até mesmo durante o dia.

Restaurações antigas e com infiltração, Conforme as restaurações vão ficando antigas, elas se tornam mais suscetíveis a pequenas rachaduras e quebras, por onde as cáries podem se infiltrar.

Dentes mal posicionados, Se os dentes estão posicionados de maneira incorreta, a força da mastigação também será distribuída de forma errada.

Tudo isso pode levar a desgastes em determinados dentes, que acabam enfraquecidos e se tornam mais suscetíveis a quebras e outros tipos de problemas.

Quais as consequências de um dente quebrado?

                                        Se não for corretamente tratada, uma infecção no dente ou na gengiva pode virar um problema mais grave, se espalhar para outros órgãos, como pulmão, coração e cérebro e levar à morte. Uma infecção na boca pode, sim, ser silenciosa. Isso ocorre principalmente quando fazemos algum tratamento que acaba com a dor, mas não elimina o foco infeccioso – ou seja, as bactérias….

                              As bactérias podem se espalhar tanto por proximidade como através da corrente sanguínea. Um problema comum decorrente de infecções graves na cavidade bucal é a colonização por bactérias de válvulas cardíacas e outras partes do corpo e outras partes do coração – chamado de endocardite bacteriana. Esse é um risco grande, pode acontecer com qualquer pessoa, desde que se tenha uma inflamação na boca…

Gostou dessas dicas? Pois comente, compartilhe com os amigos, seja um multiplicador de informações positivas e confiáveis…

Um grande abraço, até próxima postagem…

Dra. Lineia Torres

 CRO 1379 odontoarch

86 3227 1661

86 99977 6892

http://www.odontoarch.com.br

@odontoarchdra.lineia

Deixe um comentário