Por que algumas pessoas tem mais tártaros que outras ?

Hoje venho falar aqui de tártaro. Por que existem pessoas que tem mais tártaros que outras? Sou a Dra. Lineia Torres, sua Dentista de confiança…

O que é tártaro?

                        É a placa bacteriana que após se calcifica (endurece) se fixa na superfície dentária entre a gengiva e o dente causando irritação, sangramento gengival, secreção purulenta, mau hálito e às vezes perda de osso e consequentemente, perda dentária se não for removida pelo profissional dentista rapidamente.

Por que tem pessoas que tem mais tártaros que outras?

É importante ressaltar que existe um fator genético associado à formação das placas. Algumas pessoas têm maior predisposição a formar placa bacteriana e tártaro do que outras, mesmo fazendo a higienização bucal de forma adequada.

Dieta: dieta rica em açúcar predispõe ao desenvolvimento de tártaros, cuidado com as balinhas que deixam o hálito perfumado, elas podem ser sua vilã.

Medicamentos para pressão alta, diabetes, depressão modificam também a composição da saliva e com isso, aumenta a predisposição a ter placa e tártaros.

Frequência da higiene bucal: escovar os dentes após as refeições (café, almoço e jantar) ,uso diário de fita dental encerrada e bochechos sem álcool, ajudam ou pelo menos dificultam o endurecimento mais rápido da placa bacteriana.

Sinais e sintomas que indicam que você tem tártaro:

·         dor de dente e sangramento: a presença da camada cheia de bactérias pode fazer com que você sinta dor de dente e tenha sangramento gengival;

·         mau hálito: outro inconveniente da presença dessa mistura entre seres vivos e minerais é um cheiro ruim;

·         gengivite: os micro-organismos presentes na placa acabam causando uma inflamação das gengivas. A gengivite pode causar dor de dente, entre outros sintomas;

·         doença periodontal: se o tártaro não for contido, ocorre uma destruição gradual das fibras e penetração intragengival, que pode atingir o osso. É formada, então, a bolsa periodontal;

·         perda dos dentes: quando a doença periodontal se agrava, pode haver destruição dos tecidos de suporte e do osso, nesses casos, o paciente corre o risco de perder o dente.

Gostou dessas dicas? Pois compartilhe com os amigos e seja um multiplicador de informações positivas e confiáveis.

Um grande abraço, até a próxima postagem

Dra.Lineia Torres

Cirurgiã dentista

CRO 1379 Odontoarch

 86 99977 6892

Deixe um comentário