Porque é importante reabilitar um dente tratado Canal? Quais as possibilidades de tratamento existem?

Olá, hoje será essa abordagem que faremos, sou a Dra. Lineia Torres, sua dentista de confiança…

     Após o tratamento de canal, sua dentista irá lhe indicar a melhor forma de reabilitar seu dente, ou outros dentes ausentes.

     Reponha dentes perdidos e cuide de sua mordida! Seus dentes, sua mastigação, fala e auto estima agradecem!

           O Tratamento de Canal é o último recurso para salvar ou recuperar um dente e quando o dente é indicado para o tratamento encontra-se cariado ou quebrado, com sua estrutura muito fragilizada.

        Assim, o primeiro cuidado a se ter com o dente que foi tratado é DEVOLVER E REFORÇAR sua estrutura perdida para evitar a recontaminação do canal ou que o dente quebre ainda mais, e seja condenado à extração.

Porque é importante reabilitar um dente tratado o canal?

• Hoje em dia sabe-se que se o dente tratado continuar com a restauração provisória por mais de 15 dias, aumentam as chances de infiltrar saliva e bactérias e haverá a necessidade de RETRATAMENTO DO CANAL!

• Porém em algumas vezes, se não reabilitado, o dente fragilizado quebra e é condenado à EXTRAÇÃO! Já pensou que todo o planejamento, tempo e custo podem ir “por água abaixo” se o dente não for reforçado?

Como um dente tratado canal pode ser reforçado?

            Quando um dente foi muito destruído pela cárie ou por fraturas, muitas vezes não é possível restaurá-lo utilizando resinas. Neste caso, apenas uma prótese poderá devolver a função estética e a mastigatória.

      O dente tratado canal é reforçado através de uma PRÓTESE FIXA (COROA + NÚCLEO).

PRÓTESE FIXA (NÚCLEO + COROA) As prótese fixas são dentes artificiais feitos normalmente em porcelana ou resina sobre uma base de metal (metalocerâmica), e são fixadas no dente por meio de pinos intracanais.

               Os pinos intracanais (núcleo) são estruturas cimentadas no interior do canal radicular para reforçar a estrutura dental e servir de apoio (retenção)para a prótese fixa. Após este tipo de prótese ser colocada, somente o dentista poderá removê-la.

        As Próteses fixas são estáveis na boca, funcionam de forma muito similar aos dentes naturais, proporcionam boa mastigação, além de serem resistentes e duráveis.

E quando faltam outros dentes na boca?

                   Quando um dente é perdido, cria-se uma desarmonia na oclusão, o que interfere na capacidade da pessoa para morder e mastigar, o que pode gerar “estalos”, fadiga e dores na articulação da mandíbula (ATM), além de perda da auto estima.

               Além disso, pelas forças incidirem de maneira errada, os dentes e próteses fixas correm um grande risco de quebrarem! Quando há perda de dentária, os dentes devem ser repostos para manutenção e segurança dos dentes ainda sadios e de próteses instaladas!

O que é prótese removível?

       É um aparelho protético que substitui os dentes naturais, perdidos em arcadas nas quais ainda permanecem alguns dentes naturais. É chamada de removível porque pode ser retirada pelo portador no momento que este desejar.

     De um modo geral, são indicadas para casos de perda de um número grande de dentes e, principalmente, quando ausentes os últimos dentes (dentes posteriores).

       O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, em todas as suas funções: estética, fonética e mastigação.

           Gostaram dessas dicas? Se sim, compartilhe, comente, seja um multiplicador de informações confiáveis.

Um grande abraço, até próxima postagem

Dra.Lineia Torres

CRO 1379 Odontoarch

86 3227 1661

86 99977 6892

@odontoarchdra.lineia

www.odontoarch.com.br

Deixe um comentário