Oi, tudo bem com você? Comigo tudo em paz…Já Ouviu falar sobre a síndrome do nariz vazio? Sou a Dra.Lineia Torres e hoje vou comentar esse assunto delicado com você, vamos la?
A rinite atrófica (ozena)ou sindrome do nariz vazio é uma inflamação rara dos seios e cavidades nasais, cujas causas permanecem desconhecidas. Ela se caracteriza pela atrofia da mucosa nasal, ou seja, a diminuição da espessura da parede interna dessas cavidades. Os sintomas são presença de muco misturado com pus, formação de crostas escuras, odor fétido nas narinas e baixa da capacidade olfativa. Esse problema pode ser bastante desagradável para a vida social e causar problemas psicológicos. A rinite atrófica pode surgir sem causa evidente ou ser consequência de um procedimento cirúrgico: falamos então da síndrome do nariz vazio. Ao respirar, o portador de ozena libera odor fétido que pode ser sentido há vários metros.
Sintomas:
· A aparência de secura no nariz;
· Sensação de um corpo estranho nos seios;
· Perda de cheiro;
· A formação de crostas fétidas que impedem a respiração.
Tratamento:
Vários têm sido os métodos de tratamento da ozena. Consoante o advento da cirurgia, pode se admitir dois processos: o médico e o cirúrgico. O papel do cirurgião dentista é encaminhar o paciente ao otorrino afim de fazer a investigação e diagnóstico o mais precoce possível…
Gostou dessas dicas? Foi útil para você? Pois me deixa teu feedback, compartilhe com os amigos, seja um multiplicador de informações positivas e confiáveis.
Um grande abraço, até próxima postagem…
Dra. Lineia Torres
CRO 1379 Odontoarch
86 3227 1661
86 9 9977 6892
http:// www.odontoarch.com.br