você sabia que tem medicamento que pode levar hiperplasia gengival?

Olá, tudo bem com você? Comigo tudo em paz…

Você sabe o que é hiperplasia gengival? E quais medicamentos de uso continuo podem causar isso? Sou a Dra. Lineia Torres, sua dentista de confiança, e venho hoje falar sobre isso….

Definição:

O aumento gengival influenciado por drogas é caracterizado pelo crescimento excessivo do tecido gengival circunjacente à região das papilas interdentais. Somente nos casos mais graves é capaz de recobrir os elementos dentários e interferir na nutrição do indivíduo. Os principais fármacos associados a este tipo de alteração são: nifedipina, ciclosporina e fenitoína.

  O uso contínuo de certos medicamentos para o tratamento da epilepsia e outros distúrbios neurológicos (anticonvulsivantes/antiepilépticos), doenças cardiovasculares, como, por exemplo, a angina pectoris, a hipertensão arterial e arritmias (bloquedores de canais de cálcio) e para pacientes transplantados (imunossupressores) é considerado um efeito colateral comum pelo uso destes fármacos, o crescimento gengival.

As alterações gengivais podem manifestar-se de um a três meses após o início do uso da droga e, geralmente, têm seu início nas regiões anterior, vestibular ou Inter proximal,

Tratamento:

Substituição da droga, quando for possível, tratamento periodontal básico, que consiste em sessões de raspagem, alisamento radicular e polimento corono-radiculares e orientação da higiene bucal para controle do biofilme; tratamento cirúrgico a fim de promover a remoção do excesso gengival.

Técnicas cirúrgicas mais atuais e menos invasivas como a gengivoplastia e gengivectomia.

Gostou dessas dicas? Se sim, comente, curta, compartilha com os amigos e reproduza boa informação… até a próxima postagem…

Dra. Lineia Torres
cirurgiã dentista CRO 1379
   Odontoarch
fone 086 3227 1661
86 99977 6892

@odontoarchdra.lineia

www.odontoarch.com.br

Deixe um comentário

ESTAMOS NO YOUTUBE