Alergia ao creme dental ! Será?

Alergia ao creme dental ! Será?

Olá, aqui é a Dra. Lineia Torres, desde já agradeço a você por dispor parte de seu tempo para ler nossos informes…

Você sabia que algumas pessoas podem desenvolver alergia ao componente detergente do creme dental? Isso se manifesta com o aparecimento de aftas…

Resumidamente, um creme dental tem os seguintes componentes:

  1. Um detergente, responsável pela espuma, Lauril Sulfato de Sódio é o mais usado.

2-agente abrasivo. como

Carbonato de cálcio,
promove a esfoliação da camada mais externa dos dentes eliminando a placa bacteriana, e/ou , bicarbonato de sódio (NaHCO3),

  • Flúor (Fluoreto de sódio (NaF), agente terapêutico cujo objetivo é agir com o fosfato de cálcio presente nos dentes para formar fluoropatita (substância de proteção contra cáries dentárias). O flúor é um importante componente, pois inibe a ação de bactéria.
  • Corante (sorbitol), essa substância é responsável pelo sabor doce da nossa pasta dental.
  • Flavorizantes: agentes responsáveis pelo sabor que promove um efeito refrescante.
  • Água e álcool etílico, esses são os solventes responsáveis pela dissolução dos ingredientes, formando a pasta homogênea.
  • Glicerina: umectante, a pasta dentro do tubo não resseca em virtude da presença da glicerina.

                    Você sabia que algumas pessoas podem desenvolver alergia ao componente detergente do creme dental? Isso se manifesta com o aparecimento de aftas o tempo todo na cavidade bucal, na língua principalmente, causando desconforto imenso na hora da alimentação. O ideal, enfim, é que se tenha em casa dois ou três tipos de pastas diferentes e se faça um revezamento com elas para aproveitar as propriedades de cada uma e evitar sensibilizações pelo uso contínuo de um só tipo de produto. Mas para os que realmente são alérgicos ao creme dental convencional, existem produtos naturais que podem ser testados. Que não tem detergentes (tensoativos), espumantes, corantes sintéticos e mentol, nesse caso encaminhamos uma fórmula para manipulação em farmácia especializada, conforme caso do paciente.

      É bom lembrar que, quem vai limpar os dentes é a escova dental e não a pasta.

  Gostou dessas dicas? Pois compartilhe com os amigos, seja um agente multiplicador de informações positivas e confiáveis. Até a próxima postagem…

Um grande abraço;

Dra. Lineia Torres

CRO 1379 Odontoarch

86 3227 1661

86 99977 6892

http:// www.odontoarch.com.br

@odontoarchdra.lineia

Deixe um comentário

ESTAMOS NO YOUTUBE