Como higienizar a sua boca e sua escova dental em tempos de corona vírus?

Como higienizar a sua boca e sua escova dental em tempos de corona vírus?

Como higienizar a sua boca e sua escova dental em tempos de corona vírus?

       Uma vez que a porta de entrada da infecção é o trato respiratório superior, boca (dentes, gengivas, periodonto, língua), faringe (garganta) e pulmões, onde ocorrem os agravos, qual orientação recebemos de como mantermos nossa higiene bucal? Sou a Dra Lineia Torres, vamos falar sobre isso?

      O vírus inicia o processo, mas abre caminho para infecções bacterianas oportunistas, – muitas bactérias coabitam a cavidade bucal, em especial o biofilme do dorso da língua (saburra lingual) e o biofilme periodontopatogênico dos dentes mais posteriores da boca.  Pneumonias por aspiração têm sua etiologia nos biofilmes bucais.

       Associado à higiene da boca é preciso manter as mãos sempre higienizadas, utilizando os protocolos corretos, pois a saúde está integrada como um todo. Como as mãos são imprescindíveis no acesso à cavidade bucal, como no uso do fio dental, do higienizador de língua e da escova de dente, é importante que estejam bem higienizadas com frequência, para que se possa levá-las até a cavidade bucal.

         Os fluídos da boca e do nariz são as maiores fontes de disseminação de coronavírus, que podem sobreviver por mais de 24 horas em temperatura ambiente no metal, vidro, plástico, inclusive nas superfícies plásticas da cabeça da escova, cabo e cerdas de nylon, tornando um local perfeito para encontrar esse vírus, além da gripe comum, herpes bucal, entre outros.

        Veja agora as dicas de como higienizar sua escova e como armazena-la:

* Limpeza: Borrifar álcool a 70% ou água oxigenada a 0,5% sobre toda superfície da escova (cabeça,cerdas e cabo), por 1 (um) minuto, pois o vírus tem baixa resistência a essas substâncias desinfetantes e após em seguida , lavagem em agua corrente.

* Armazenamento –  guardar a escova de dentes na gaveta ,armários ou com protetores não é o mais indicado, pois são lugares quentes e úmidos, que aumentam a proliferação de bactérias, porém deixar em cima da pia, também requer certos cuidados.

        Guarde em um copo ou outro recipiente qualquer, com as cerdas voltadas para cima, tomando o cuidado de manter as escovas separadas dos outros membros da família, ou seja, um copo para cada escova de dentes. Devemos prestar atenção com a proximidade do vaso sanitário, no momento da descarga, joga para o ar partículas, um spray de germes, ocasionando viroses intestinais.

Validade – Trocar a escova de dente regularmente (a cada dois ou três meses), assim que você perceber sinais de desgaste das cerdas, ou ainda se aparecer sinais de gripe ou resfriado, troque imediatamente após 15 dias. Não emprestar a escova de dente para outra pessoa, mesmo sendo da família – uso individual.

     Como complemento para boa higiene bucal, use o fio dental, antes da escovação garante a limpeza correta em locais da boca que a escova não consegue atingir, remove restos de alimentos entre dentes;

     Higienizara língua – com raspador de língua específico ou mesmo escova de dente iniciando a ação de limpeza da parte mais posterior da língua para a ponta da língua.

         Uso de enxaguante bucal, quando recomendado pelo dentista.

          Gostaram dessas dicas? Se sim, comente, compartilhe, seja um multiplicador de informações confiáveis e seguras.

Um grande abraço, até breve.

Dra. Lineia Torres

CRO 1379 odontoarch

86 99977 6892

3227 1661

@odontoarhdra.lineia

www.odontoarch.com.br

Deixe um comentário

ESTAMOS NO YOUTUBE