Cuidando de pacientes especiais…

Olá, tudo bem com você? Comigo tudo joia… hoje nosso assunto será direcionado aos pais ou cuidadores de pacientes com necessidades especiais. (PNE),sou a Dra. Lineia torres ,sua dentista de confiança…

             Vamos primeiro entender o que são pacientes com necessidades especiais, são indivíduos que apresentam uma alteração ou condição, simples ou complexa, momentânea ou permanente, de etiologia biológica, física, mental, social e/ou comportamental, que requer uma abordagem especial, multiprofissional e um protocolo específico.

        Vamos exemplificar alguns desses indivíduos, autistas, down, transplantados, gravidas, pacientes com insuficiência renal, diabéticos, pacientes anoréxicos etc..

                         A abordagem odontológica de pacientes com necessidades especiais deve estar embasada em uma anamnese detalhada, com todos os dados do indivíduo e da deficiência que Irão auxiliar no planejamento, diagnóstico e prognóstico do tratamento. O manejo do paciente vai depender de uma série de adaptações de acordo com o tipo de deficiência, a idade e a necessidade odontológica. Ressaltamos a importância da abordagem odontológica precoce com prioridade na prevenção e tratamento minimamente invasivo nestes pacientes considerados de alto risco.

               Vou explicar o manejo do paciente especial em alguns casos, se for uma criança podemos utilizar vários dispositivos como, a calça da vovó, o triangulo, a macri, sempre com o auxílio da mãe e quando necessário, fazer uso de equipamentos de contenção física como faixas e estabilizadores. Os abridores de boca empregados podem ser os de borracha, palitos de madeira, prendedor de roupa, abridores de molt, boquilhas de garrafa pet e dedeiras acrílicas. Para o controle químico e mecânico do biofilme utiliza-se soluções de clorexidina, flúor e adaptações para a higienização como adequações no cabo da escova e uso de órteses que facilitam a apreensão.

         Para cada caso, tem se um protocolo, mas eu acredito que vocês pais e cuidadores devem primeiro entender esses protocolos, se possível, auxiliar toda a equipe que cuidara do seu ente querido, o manejo adequado desse paciente, trará a ele mais saúde e qualidade de vida.

                  Espero ter aberto um pouco a mente de vocês com essas dicas, se foi útil deixe seu feedback, compartilhe, seja um multiplicador de informações positivas e confiáveis. Um grande abraço, até próxima postagem…

Dra. Lineia Torres

CRO 1379 odontoarch

86 3227 1661

86 99977 6892

www.odontoarch.com.br

@odontoarchdra.lineia

Deixe um comentário

ESTAMOS NO YOUTUBE