Depressão e os problemas bucais gerados por ela.

Olá, hoje venho falar sobre depressão e problemas odontológicos associados a este problema, sou a Dra. Lineia Torres, sua dentista de confiança…

No Brasil, de 15 a 25% das pessoas apresentam ou apresentaram pelo menos um episódio depressivo ao longo da vida.

A ocorrência de um sentimento de desprezo ou desinteresse sobre o autocuidado pode resultar na higiene bucal precária, a capacidade reduzida de autocuidado gera um aumento no índice de placa e o consequente aparecimento de cárie e doença periodontal.

Pacientes depressivos podem ter prejuízos seletivos na memória ou na retenção de conhecimentos, o que pode ser um desafio para o dentista no momento de informar e educar sobre saúde bucal.

É preciso frisar que os antidepressivos comumente utilizados no tratamento de depressão podem causar danos à saúde bucal do paciente.

Muitos antidepressivos têm como efeito colateral a redução do fluxo salivar, devido aos efeitos anticolinérgicos. A hipossalivação nestes pacientes pode incrementar a incidência de cáries, infecções e fissuras nos cantos dos lábios.

O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais do nosso corpo, e tem o papel de ajudar o organismo na redução de inflamações, regular o sistema imunológico, manter o nível de açúcar no sangue constante, reduzir a pressão arterial e no controle do estresse. Em situações de estresse crônico, o organismo hiperestimula a produção de cortisol. O excesso deste hormônio é responsável pela hipertensão arterial, depressão e em casos extremos, pela Síndrome de Cushing, que pode levar o paciente a uma atrofia muscular. Pacientes depressivos tem altos índices de cortisol no fluido gengival.

Gostou dessas dica? Compartilha, curta, seja um multiplicador de informações positivas e confiáveis, um grande abraço, até breve….

CRO 1379 Odontoarch

http:// www.odontoarch.com.br