Doenças dermatológicas que causam manifestações bucais.

Olá, como você está? Você sabia que algumas doenças dermatológicas apresentam lesões na boca?

As doenças dermatológicas não estão representadas apenas pelas lesões que afetam a pele, mas, também, por manifestações que podem envolver as mucosas, inclusive a mucosa oral, por isso hoje venho falar delas aqui.

.

O exame intraoral deve ser incorporado como prática de rotina durante o atendimento dermatológico.

O principal sítio acometido foi a mucosa jugal, seguido da língua, da gengiva, do palato( céu da boca), do rebordo( onde ficam os dentes) e dos lábios.

O líquen plano (LP) é uma doença inflamatória crônica da pele e das mucosas, que se manifesta na cavidade oral com grande frequência, antes ou depois das aparições epidérmicas. Essas lesões são caracterizadas pelas estrias de Wickham e apresentam-se sob várias formas clínicas, principalmente, a reticular e a erosiva.

O lúpus eritematoso (LE) é uma doença autoimune que, classicamente, pode ser subdividida em lúpus eritematoso sistêmico (LES) e lúpus eritematoso cutâneo (LEC).O envolvimento da mucosa oral pode ocorrer em ambas as formas e a possibilidade de se manifestar com caráter mais agressivo requer atenção e diagnóstico precoce

O eritema multiforme é uma desordem ulcerativa e bolhosa, de etiopatogênese incerta, caracterizada por erupção cutânea seguida ou não de envolvimento oral, podendo, ocasionalmente, envolver a boca de maneira isolada.

O pênfigo vulgar é uma patologia autoimune caracterizada pela formação de bolhas intraepiteliais na pele e nas mucosas que se rompem pelo menor trauma, evoluindo para ulcerações dolorosas e de fácil infecção. Na maioria dos casos, os primeiros sinais se desenvolvem na mucosa bucal. Essas lesões podem, inclusive, preceder as cutâneas por longos períodos. O termo penfigoide refere-se a doenças bolhosas.

Gostou dessas dicas? Pois Compartilhe com quem precisa delas, seja um multiplicador de informações positivas e confiáveis.

Um grande abraço, até a próxima postagem…

CRO 1379 Odontoarch

86 3227 1661  86 99977 6892 wz