Manejo do paciente com distrofia muscular

Manejo do paciente com distrofia muscular

Olá, vamos falar sobre manejo do paciente com distrofia muscular? Sou a Dra. Lineia Torres, venho hoje abordar esse assunto…

Definição de distrofia muscular:

         As distrofias musculares são um grupo de desordens caracterizadas por fraqueza e atrofia muscular de origem genética que ocorre pela ausência ou formação inadequada de proteínas essenciais para o funcionamento da fisiologia da célula muscular, cuja característica principal é o enfraquecimento progressivo da musculatura esquelética, prejudicando os movimentos.

          A fraqueza dos músculos da face que costuma ser dos dois lados do rosto, dificulta o ato de assobiar, chupar canudos e podem passar desapercebidos.

Sinais e sintomas

       Em geral, os sintomas iniciais desse grande grupo de miopatias é fraqueza muscular, com o aparecimento de fraqueza proximal em coxas, com o paciente descrevendo dificuldade para se levantar do chão, subir escadas e ladeiras, além de limitação para outras atividades motoras.

           Para a maioria dos procedimentos odontológicos não é necessária a profilaxia antibiótica, contudo, em procedimentos odontológicos invasivos, o risco do desenvolvimento de uma infecção é bastante elevado devendo ser realizada a profilaxia antibiótica no pré-operatório ou até mesmo estender a antibioticoterapia para o pós-operatório.

      Dentre os procedimentos odontológicos nos quais se recomenda a profilaxia antimicrobiana citam-se:


 Exodontias,

 Procedimentos periodontais como cirurgia,

 Raspagem,

 Polimento e alisamento radicular,

 Colocação de implantes e reimplantes dentais,

 Instrumentação endodôntica ou cirurgia parendodôntica

Gostou dessas dicas? Se foi útil para você, comente, compartilhe, vamos divulgar informação de valor e confiável…. Um grande abraço, até breve…

Dra. Lineia Torres
cirurgiã dentista CRO 1379
   Odonto Arch


fone 086 3227 1661
86 999977 6892 wz

 http:// www.odontoarch.com.br

@odontoarchdra.lineia

Deixe um comentário

ESTAMOS NO YOUTUBE