Manifestações bucais da anemia

Olá, vamos falar das manifestações bucais da anemia? Sou a DraLineia Torres , sua dentista de confiança…

Definindo anemia:

         Anemia é a condição na qual os tecidos do organismo são insuficientemente oxigenados porque o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal. A sintomatologia geralmente deriva de mecanismos fisiológicos compensatórios ou dos episódios de hipóxia. (Falta de oxigênio).

Existe vários tipos de anemia, irei citar sete tipos:

Anemia Falciforme: tendo sua origem na genética, é destruidora das células vermelhas do sangue e ocasiona sintomas como icterícia, inchaço nas mãos e nos pés, dor em todo o corpo. Precisa ter alimentação regulada, realizar transfusão de sangue e, muitas vezes, a penicilina.

Anemia Ferropriva: sendo causada pelo hábito de consumir poucos alimentos que contém muito ferro ou por hemorragias, sendo detectada por hemograma. O tratamento é feito à base de suplementação e alimentação balanceada.

Anemia Perniciosa: essa anemia tem origem na falta de vitamina B12 no organismo e provoca, não só os sintomas comuns da anemia, neuropatia e também diminui a concentração de ácido gástrico no estômago. Pode resultar em sérios danos neurológicos, caso não haja tratamento correto.

Anemia Plástica: trata-se de doença autoimune em que a medula reduz a fabricação de células sanguíneas. Sendo necessária a realização do transplante de medula óssea e transfusão de sangue, se tratado de modo errado, pode ocasionar óbito em menos de um ano.

Anemia Hemolítica: essa anemia é produtora de anticorpos que têm como função destruir as células sanguíneas. Sendo comum em mulheres do que em homens e tem como sintomas a palidez, tontura, marcas roxas na pele, pele e olhos secos e outros. Mas felizmente, essa anemia tem cura através de medicamentos, assim, nesse caso há a necessidade de excluir o baço.

Anemia de Fanconi: sendo originária na genética, tem por característica as anomalias nos dedos e na face. Sendo possível de ser descoberta até 6 anos de idade, os sinais clínicos podem ser observados. O tratamento é realizado com transplante de medula óssea e através de imunossupressores.

Anemia Megaloblástica: os glóbulos vermelhos têm tamanho incomum e há redução dos glóbulos brancos e plaquetas, causado através da falta de vitamina B12. Sintomas mais comuns são na barriga, queda de cabelo, cansaço e feridas na boca, por exemplo.

Independente da anemia que a pessoa tem, é necessário realizar o tratamento. Caso não seja devidamente tratadas, causam sérios danos ao cérebro e não há como reverter, dentre eles: demência, AVC e problemas cardiovasculares, por exemplo. A talassemia também um tipo de anemia, sendo de origem genética e não há cura.

As manifestações bucais mais frequentes são:

  • Vermelhidão na boca e feridas no canto da boca;(queilite angular)
  • Dor na língua.
  • Palidez de mucosa
  • Doença periodontal
  • atresia papilar lingual
  • Pigmentação dentária
  • faringite, estomatite ulcerativa nos casos mais severos(por deficiência em ácido fólico)
  • Cor amarelada do palato duro e do pavimento da boca, devido à icterícia
  • Um aumento da trabeculação do osso, que se traduz radiograficamente por um aumento da radiotransparência.
 

    Seja qual for a sua manifestação bucal, sua dentista de confiança pode te alertar e encaminhar para o tratamento adequado com seu médico, só não ignore o alarme…

     Gostou dessas dicas? Se sim, comente, curta, compartilhe, seja multiplicador de informações positivas e confiáveis.

Um grande abraço, e até próxima postagem

Dra. Lineia Torres

CRO 1379 Odontoarch

86 3227 1661

86 99902 3334

@odontoarchdra.Lineia

Deixe um comentário

ESTAMOS NO YOUTUBE