Mitos e verdades sobre tratamento de canal

Mitos e verdades sobre tratamento de canal

Olá ,aqui é Dra Lineia Torres, desde já agradeço a você pela audiência, e juntos construiremos essa rede de informações em saúde…

                                              O tratamento de canal é indicado como último recurso para salvar o dente da extração, todavia existe uma série de mitos sobre esse tratamento, hoje venho aqui tentar esclarecer alguns questionamentos que acho pertinente e que vivenciei ouvindo meus pacientes na clínica diária.

.

O fato é que você já deve ter ouvido histórias assustadoras sobre tratamento de canal: O tratamento dói, nem sempre dá certo, o dente fica fraco e escurecido… Entre outros. Tem quem até evite ir ao dentista só para não descobrir que, talvez, o seu caso exija esse tipo de tratamento. Trouxemos alguns MITOS E VERDADES sobre o Tratamento Endodôntico (de canal) para desmistificar as questões mais apresentadas pelos pacientes.

Tratar o canal dói?

MITO.  O que dói, é não tratar o canal! O tratamento pode ser um pouco incômodo, mas o uso de bons anestésicos e correta técnica de anestesia, em alguns minutos a dor tende a parar, e assim, o dentista consegue realizar o procedimento sem dor ou incômodo. O uso de medicação dentro do dente e prescrição de medicação via oral também torna o tratamento mais confortável.

O dente precisa doer para surgir à necessidade do tratamento de canal?

Mito! A dor é uma característica subjetiva e que varia de pessoa para pessoa. Aa inflamação na polpa normalmente causa dor, porém algumas pessoas que tem indicação podem não sentir incômodo algum. Por isso, agendar consultas a cada seis meses com o dentista pode ajudar a descobrir problemas antes mesmo de eles se manifestarem.

Instrumentos de Canal fraturados causam algum mal?

Os instrumentais usados nos tratamentos de canal são forjados em aço possuindo diferentes formas anatômicas, com estrias, farpas, ranhuras, que servem para rasparem os canais. A presença física de um instrumento de canal no interior de um conduto radicular assim como sua permanência não causa nenhum mal à saúde geral. Deve no entanto , ser realizado um acompanhamento clínico e radiográfico do caso.

Tratamento de canal escurece o dente?

Verdade! O que pode causar o surgimento de manchas nos dentes geralmente são resquícios de sangue que se acumulam na estrutura do dente, ou mesmo o uso de alguns materiais. Atualmente técnicas eficientes de trabalho, limpeza e o uso de cimentos modernos que não causam manchamento diminuem consideravelmente a chance dos dentes escurecem.

O dente tratado pode voltar a apresentar problemas?

VERDADE! Se o dente foi maltratado, fraturou ou passou por algum trauma, é possível, sim, que volte a ser motivo de preocupação e dor de cabeça. Dessa forma, o tratamento de canal deve ser sempre acompanhado clínico e radiograficamente. E o dente deve ser devidamente reabilitado( pivô,bloco,coroa) ao final do tratamento.

Tratar Canal deixa o(s) dente(s) mais fracos?

VERDADE. O que de fato causa o enfraquecimento dos dentes é a própria cárie, que causa perda de estrutura. O que acontece, é que durante o tratamento de canal e remoção do “teto” da câmara pulpar o dente perde parte de sua sustentação. è importante que o paciente siga corretamente as orientações durante e após o tratamento para evitar fraturas nos dentes.

O dente quando tratado o canal, nunca mais pode cariar?

MITO. O dente continua com sua estrutura e função, podendo assim, ter cárie, como todos os outros dentes, o que acontece é que por não ter mais o nervo, o paciente não sente dor quando o dente estiver cariado, somente quando o processo já estiver avançado, e o dente fraturar ou a cárie promover uma infecção no osso; o que já significa que o dente precisará de uma nova intervenção, ainda mais invasiva… portanto, dentes com canal tratado precisam do mesmo cuidado que dentes  com vitalidade!(sem canal)

                        Gostaram dessas dicas? Pois compartilhem com os amigos e sejam propagadores de informações positivas e confiáveis.

                Um grande abraço até a próxima postagem…

Dra Lineia Torres Barros

CRO 1379 odontoarch

86 9 9977 68 92

86 3227 1661

http:// www.odontoarch.com.br

 @odontoarchdra.lineia

OBS:Se você quiser receber mais dicas e orientações do meu novo projeto, que é 100 % grátis, basta enviar para meu whatssap

http://bit.ly/consultoriodralineia

1-seu nome

2-seu email

È muito legal, você fará parte da nossa lista vip, poderemos trocar muitas informações…

Aguardo você

Deixe um comentário

ESTAMOS NO YOUTUBE