O uso de probióticos na prática odontológica

O uso de probióticos na prática odontológica

Olá, você já ouviu falar no uso dos probioticos no tratamento de doenças da gengiva? Sou a Dra. Lineia Torres, sua dentista de confiança, hoje venho falar sobre isso …

Definindo probióticos

      Probióticos são micro-organismos vivos capazes de promover saúde ao hospedeiro quando administrados em quantidades adequadas e estes são inseridos na alimentação, por meio de iogurtes ou outros alimentos que são derivados de leite fermentado.

Benefícios dos probioticos:

A principal forma de administração dos probióticos consiste em produtos lácteos fermentados industrializados e alguns benefícios provenientes do seu uso vêm sendo sugeridos como:

 Aumento da resistência a doenças infecciosas,

Alívio da tolerância à lactose,

De infecções intestinais,

Gastrite,

Regulação da hipertensão e do colesterol,

Redução de alergias,

Das infecções respiratórias e

Resistência a quimioterapia 

Periodontite(Como as bactérias probióticas competem com as bactérias que causam injúrias à saúde , a utilização de probióticos talvez seja capaz de inibir a colonização, adesão e formação do biofilme patogênico com uma menor colonização de bactérias periodontopatogênicas.)

Probióticos na odontologia

Os probióticos têm sido utilizados como auxiliares no tratamento:

 Das cáries, (Os probióticos podem ainda atuar como antagonistas e competir com as bactérias cariogênica .O metabolismo dos açúcares alimentares pelos probióticos devem reduzir a produção de ácido)

 Candidíase oral 

 Da halitose,

Saúde periodontal. (Os probióticos atuam prevenindo a adesão, multiplicação e integração de bactérias patogênicas no biofilme e também inibem o crescimento de alguns patógenos através de determinadas substâncias como o ácido lático, peróxido de hidrogênio e as bacteriocinas).

           Alterações como doenças, comportamentos, dieta ou medicação, alteram essa homeostasia.Com o ambiente alterado, os patógenos ganham vantagem competitiva e podem predispor ao aparecimento de doenças bucais. Assim, a administração de probióticos, pode prevenir a proliferação desses patógenos prejudiciais modulando o sistema imune da cavidade Oral.

        Atualmente, são comercializados probióticos em balas e chicletes. Um exemplo é Periobalance® que contém o Lactobacillus reuteri (Biogaia, Suécia)

          Gostaram dessas dicas? Se sim, comente, compartilhe, multiplique boa informação.

Um grande abraço, até a próxima postagem…

Dra. Lineia Torres

CRO 1379 odontoarch

86 3227 1661

86 99977 6892

@odontoarchdra.lineia

www.odontoarch.com.br

Deixe um comentário

ESTAMOS NO YOUTUBE