Quais os riscos de um paciente com insuficiência renal crônica na clínica odontológica?

Sou a Dra. Lineia Torres, sua dentista de confiança, vamos conversar sobre isso?

A saúde bucal deles precisa de mais cuidados, uma vez que são potenciais candidatos à realização de um transplante renal, o qual pode ter seu sucesso comprometido pela presença de focos infecciosos não controlados. A equipe multidisciplinar que atende o paciente transplantado renal deve ter a participação do cirurgião dentista, uma vez que este colabora para diminuir as comorbidades relacionadas as infecções oportunistas, aumentando a sobrevida do órgão transplantado.

Perda das funções regulatória e excretória dos rins causa manifestações orais e múltiplas complicações os quais têm implicações no tratamento odontológico

Como manifestações bucais, são frequentes:

A xerostomia,

Halitose,

Estomatite urêmica,

Lesões ósseas e

Maior formação de tártaro

Palidez da mucosa oral,

Hipoplasia de esmalte,

Inflamação gengival ,

Aumento gengival,

Perda de inserção e estreitamento da câmara pulpar

Baixa prevalência de cárie,

Odor urêmico,

Mudanças no paladar

O hemograma revela anemia normocítica e normocrômica como resultado da redução na produção de eritropoetina (hormônio responsável pela produção de células vermelhas) pelos rim.

O sangramento pode ser um problema significativo, sendo caracterizado por uma tendência à hemorragia prolongada e pela formação de hematomas facilmente.

Pacientes com insuficiência renal significativa podem ser incapazes de eliminar do sangue o anestésico local original ou seus principais metabólitos, resultando em um ligeiro aumento dos níveis sangüíneos desse composto e um aumento no potencial de toxicidade. Isso pode ocorrer tanto com ésteres quanto com amidas, e é especialmente provável com a cocaína. Portanto, doenças renais significativas (ASA IV ou V) representam uma contra-indicação relativa à administração de anestésicos locais. Isso inclui os pacientes que se submetem à diálise e aqueles com glomerulonefrite ou pielonefrite crônica.

Quando for necessário o uso de medicação antibiótica, analgésica ou anti-inflamatória, devem ser usados drogas com metabolização hepática.

Amoxicilina, eritromicina, clindamicina e o metronidazol podem ser usados com precaução. As tetraciclinicas e os aminoglicosídeos estão contra-indicados na presença de doença renal.

Analgésicos, como paracetamol e ácido acetilsalicílico, podem ser utilizados com segurança em doses baixas a moderadas.

AINEs devem ser evitados devido à retenção de fluidos e sódio na vigência de alterações circulatórias mais graves.

Analgésicos de ação central podem ser utilizados com segurança, desde que tenha o seu metabolismo realizado no fígado.

Gostou dessas dicas? Se foi útil para você, comente, compartilhe, vamos divulgar informação de valor e confiável…Um grande abraço, até breve…

cirurgiã dentista CRO 1379
   Odontoarch