Qual a  correlação: Fibromialgia e dor na ATM ( articulação temporo mandibular) na  odontologia ?

Qual a correlação: Fibromialgia e dor na ATM ( articulação temporo mandibular) na odontologia ?

Olá, você sente dores por todo o corpo? Dói ao abri a boca também? Vamos conversar sobre fibromialgia e dor na ATM, sou a Dra. Lineia Torres, sua dentista de confiança…

Correlação: Fibromialgia e dor na ATM ( articulação temporo mandibular) na  odontologia

Definição de fibromialgia:

Uma síndrome dolorosa crônica sem inflamação. A enfermidade é caracterizada quando o paciente sente dores no corpo inteiro, não sendo capaz de identificar com precisão onde está doendo e o problema está presente há pelo menos três meses. A doença atinge principalmente o sexo feminino, em uma proporção de 20 mulheres para um homem.

Sintomas da fibromialgia:

Dores de cabeça tensionais,

Dor crônica generalizada nos dois lados do corpo, acima e abaixo da cintura,

Rigidez nas articulações,

Ansiedade,

Depressão,

Distúrbios do sono e

Dores da ATM são sentidas na região da face, cabeça, pescoço e até ombros; outros sintomas incluem dores na palpação da musculatura mastigatória, barulhos e travamento da articulação

Quase um terço de pacientes com FM têm problemas de ATM e 20% dos pacientes com dores na ATM são portadores de fibromialgia.

Tratamento:

O tratamento das disfunções de ATM geralmente inclui medidas como: anti-inflamatórios, analgésicos e relaxantes musculares. O uso de “placas” – dispositivos intra-orais para serem usados a noite, habitualmente reduzem a dor, Fisioterapia, reeducação postural e massagens também auxiliam de maneira importante no alívio dos sintomas.

Tratamento:

Gostou dessas dicas? Pois compartilhe com seus amigos e seja um multiplicador de informações positivas e confiáveis.

Um grande abraço e até a próxima postagem.

Cirurgiã dentista – Odontoarch

@Odontarchdra. lineia