Qual a influência dos anticoncepcionais na saúde bucal da mulher?

Qual a influência dos anticoncepcionais na saúde bucal da mulher?

Olá, tudo bem com você? Comigo tudo joia…

               Qual a influência dos anticoncepcionais na saúde bucal da mulher?                                    Sou a Dra. Lineia Torres, sua dentista de confiança, e venho hoje conversar com você sobre isso …

             A principal maneira de como os contraceptivos impactam a saúde dos dentes é o aumento da sensibilidade das gengivas.

               Anticoncepcional é uma pílula contendo hormônios que impedem a liberação óvulos, evitando assim a gravidez. Contudo, o que muita gente não sabe é que esse método pode trazer prejuízos para a saúde bucal. Pesquisas recentes comprovaram que os hormônios estão diretamente relacionados com doenças nas gengivas.

           A saúde dos tecidos periodontais encontra-se intimamente ligada ao equilíbrio entre fatores agressores e protetores ao periodonto (Gengiva e ossos). Há evidências de que o uso de contraceptivos orais provocam alterações deletérias aos tecidos periodontais.

Vejamos alguns sintomas decorrentes desse problema:

Inchaço da gengiva;

Vermelhidão das gengivas;

Sangramento ao escovar os dentes ou passar o fio dental;

Sangramentos espontâneos;

Dores ao mastigar;

Problemas de retração gengival;

Mau hálito.

                 Apesar de todas as alterações gengivais causadas pelo uso dos contraceptivos orais, o fármaco não é o agente etiológico, e sim um potencial inflamatório. O fundamental é manter o tecido periodontal hígido, ou seja, ausente de placa bacteriana. Preservada essa condição, a paciente poderá fazer uso de contraceptivos orais sem deleção do tecido periodontal.

Gostou dessas dicas? Se foi útil para você, comente, compartilhe, vamos divulgar informação de valor e confiável…Um grande abraço, até breve…

Dra. Lineia Torres
cirurgiã dentista CRO 1379
   Odontoarch


fone 086 3227 1661
86 999977 6892 wz

 http:// www.odontoarch.com.br

Deixe um comentário

ESTAMOS NO YOUTUBE