Rinite Fétida ou ozena, vamos falar sobre isso ?

Rinite Fétida ou ozena, vamos falar sobre isso ?

Olá , aqui é a Dra. Lineia Torres , hoje venho falar um pouco sobre ozena…

Definição:

                           A rinite atrófica (ozena)é uma inflamação rara dos seios e cavidades nasais, cujas causas permanecem desconhecidas. Ela se caracteriza pela atrofia da mucosa nasal, ou seja, a diminuição da espessura da parede interna dessas cavidades. Os sintomas são presença de muco misturado com pus, formação de crostas escuras, odor fétido nas narinas e baixa da capacidade olfativa. Esse problema pode ser bastante desagradável para a vida social e causar problemas psicológicos. A rinite atrófica pode surgir sem causa evidente ou ser consequência de um procedimento cirúrgico: falamos então da síndrome do nariz vazio. Ao respirar, o portador de ozena libera odor fétido que pode ser sentido há vários metros.

Sintomas:

  • A aparência de secura no nariz;
  • Sensação de um corpo estranho nos seios;
  • Perda de cheiro;
  • A formação de crostas fétidas que impedem a respiração.

Tratamento:

                   Vários têm sido os métodos de tratamento da ozena. Consoante o advento da cirurgia, pode se admitir dois processos: o médico e o cirúrgico. O papel do cirurgião dentista é encaminhar o paciente ao otorrino afim de fazer a investigação e diagnostico o mais precoce possível…

                       Gostou dessas dicas? Foi útil para você? Pois me deixa teu feedback, compartilhe com os amigos, seja um multiplicador de informações positivas e confiáveis.

                      Um grande abraço, até próxima postagem…

Dra. Lineia Torres

CRO 1379 Odontoarch

86 3227 1661 86 99977 6892

http:// www.odontoarch.com.br

@odontoarchdra.lineia

Deixe um comentário

ESTAMOS NO YOUTUBE