Sarampo, o que eu preciso saber !

Olá, aqui é Dra. Lineia Torres, venho hoje falar sobre o sarampo, doença infecciosa que não deve ser ignorada por ninguém…

Definição:

O sarampo é uma infecção viral que afeta, principalmente, bebês durante o primeiro ano de vida. No entanto, a doença também pode acontecer em crianças ou adultos que não tenham feito a vacina contra o sarampo.

O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso – 90% das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas contraem a doença.

Transmissão:

O sarampo é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.

Sintomas

Os sintomas de sarampo também são muito parecido a rubéola, catapora, roséola e até uma alergia a medicamentos

Principais :

1-coriza

2-tosse

3-erupção cutânea, manchas vermelhas planas no pescoço, tronco ,braços , pernas e pés.

4-infecção nos olhos

5-febre alta

6- Manifestações bucais:

Manchas de Koplik(pontinhos brancos no interior da bochecha)

Juntamente com candidose, GUN( gengivite ulcerativa e necrosante) e estomatite necrosante;

Tratamento

Não há tratamento específico para o sarampo; os pacientes são isolados e tratados por falta de vitamina A, complicações relacionadas com os olhos, estomatite (aftas), desidratação devido à diarreia, falta de proteína e infecções do trato respiratório.

A maioria se recupera em duas ou três semanas, mas entre 5% e 20% das pessoas com sarampo morrem, normalmente por causa de complicações graves, como diarreia, desidratação, encefalite (inflamação no cérebro) ou infecções respiratórias.  As crianças que correm o risco de desenvolver desnutrição moderada a grave recebem apoio nutricional e tratamento.

Prevenção

A vacinação é a melhor forma de proteção contra o sarampo e, mesmo depois que a doença já tenha começado a se espalhar, a vacina ainda pode reduzir o número de casos e mortes. A dificuldade está no fato de pelo menos 95% das pessoas precisarem estar imunizadas para prevenir novos surtos.

Gostou dessas dicas? Se foi útil para você comente, compartilhe, seja um multiplicador de informações positivas e confiáveis.

Um grande abraço ,até a próxima postagem..

CRO 1379 odontoarch

@odontoarchdra.lineia

1 comentário em “Sarampo, o que eu preciso saber !”