sinais e sintomas da síndrome da boca ardente

sinais e sintomas da síndrome da boca ardente

Olá, hoje venho falar sobre a síndrome da boca ardente, sou a Dra. Lineia Torres, sua dentista de confiança…

      A SBA geralmente apresenta-se como tríade: dor na boca, alterações do paladar e alterações da salivação, sem lesão na mucosa oral.

     A Síndrome da Boca Ardente (SBA) é caracterizada por dor na cavidade oral, com ou sem sinais inflamatórios, sendo a língua o local mais acometido, podendo haver sensação dolorosa também em gengivas, lábios e mucosa jugal. Pode haver piora da intensidade dolorosa no decorrer do dia, nos estados de tensão, fadiga, ao falar muito, à ingestão de alimentos picantes e/ou quentes e melhora com alimentos frios, trabalho e distração mas sem lesões específicas. Acomete geralmente mulheres na faixa etária entre 40 a 60 anos. A dor é do tipo queimação, de intensidade moderada a severa, acometendo principalmente as bordas laterais e ponta da língua.

Sinais e sintomas:

As sensações de lábios e boca seca

Alterações na composição salivar destes pacientes foram detectadas, com aumento na quantidade de potássio, proteínas e fosfatos, que torna a saliva mais espessa e pegajosa.

Gosto persistente principalmente metálico, salgado ou amargo

Fatores que podem desencadear a síndrome :

A síndrome da boca ardente é mais comum em mulheres que estão na pós-menopausa, mas pode ser desencadeada também por outros fatores, como:

  • Danos aos nervos responsáveis pelo paladar e dor
  • Uso de alguns fármacos
  • Desordens na saúde, como a síndrome de Sjögren e diabetes
  • Candidíase oral
  • Deficiências nutricionais
  • Refluxo gástrico
  • Próteses mal ajustadas
  • Alergias a materiais odontológicos
  • Ansiedade e depressão.

.

Tratamento:

         O tratamento é feito de acordo com a causa e tem como objetivo aliviar os sintomas, podendo ser feito com o uso de azem uso de corticóides, analgésicos,( pregabalina) antibiótico, estrogênio, retinóides e psicotrópicos( rivotril) ou mudança no estilo de vida, ou seja, por meio de uma alimentação saudável e que não contenha alimentos apimentados, além de atividades que promovam o relaxamento, uma vez que o estresse pode ser uma das causas da SBA.

Gostou dessas dicas? Se foi útil para você, comente, compartilhe, vamos divulgar informação de valor e confiável…Um grande abraço, até breve…

Dra. Lineia Torres
cirurgiã dentista CRO 1379
   Odontoarch


fone 086 3227 1661
86 999977 6892 wz

 http:// www.odontoarch.com.br

@odontoarchdra.lineia

Deixe um comentário

ESTAMOS NO YOUTUBE