Tuberculose , o que você precisa saber …

Tuberculose , o que você precisa saber …

Olá , aqui é a Dra Lineia Torres , sua dentista de confiança, tudo bem com você,?

Espero que sim ,hoje venho falar da Tuberculose …

                                       Uma doença antiga, que tem mostrado a cara novamente nos tempos atuais, em virtude da negligência do paciente com o protocolo completo de seu tratamento inicial; a falta de consciência e consistência do paciente, pode trazer sequelas e problemas a curto e longo prazo…se não cumprir todo o tratamento

O que é Tuberculose?

                              A tuberculose é uma doença infectocontagiosa (você transmite a outras pessoas) causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Transmissão da tuberculose

                             Quando o doente tosse, fala ou espirra ele espalha no ar gotas pequenas, mas muito pequenas mesmo com o micróbio da TB. Aí, uma pessoa com boa saúde, que respire este ar, pode levar este micróbio para o seu pulmão. É assim que acontece o contágio: o micróbio da TB (bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas pela respiração. Portanto, a tuberculose não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, pelos talheres, pela roupa, pelo colchão … A TB SÓ SE TRANSMITE PELO AR.

TODO PACIENTE COM TUBERCULOSE PODE TRANSMITIR A DOENÇA?

                             Não, somente os pacientes com a doença no pulmão que sejam bacilíferos, ou seja, aqueles que eliminem o “bacilo de Koch” no ar. Quem tem TB em outras partes do corpo não transmite a doença, porque não elimina os bacilos de Koch pela tosse. Os doentes de TB que já estão em tratamento não oferecem perigo de contágio, pois a partir do início do tratamento o risco de contágio vai diminuindo, um dia depois do outro e com 15 dias tomando corretamente os medicamentos já é muito provável que o paciente não esteja mais eliminando os bacilos de Koch.

QUANTO TEMPO LEVA, DEPOIS DO CONTATO, PARA FICAR DOENTE?

O bacilo de Koch entra no pulmão e, a partir daí, pode acontecer 2 coisas:

1- O bacilo fica vivo, mas “quieto” sem causar a TB. É o que se chama de TB infecção.

2- Ir aumentando o número de bacilos até multiplicar e fazer mal ao pulmão. O tempo para adoecer pode variar de semanas até anos, dependendo da resistência da pessoa.

Sintomas de Tuberculose

Alguns pacientes não exibem nenhum indício da tuberculose, outros apresentam sintomas aparentemente simples que são ignorados durante alguns anos (ou meses). Contudo, na maioria dos infectados com tuberculose, os sinais e sintomas mais frequentemente descritos são:

·         tosse seca contínua no início, depois com presença de secreção por mais de quatro semanas, transformando-se, na maioria das vezes, em uma tosse com pus ou sangue

·         cansaço excessivo

·         febre baixa geralmente à tarde

·         sudorese noturna

·         falta de apetite

·         palidez

·         emagrecimento acentuado

·         rouquidão

·         fraqueza

·         prostração.

·         dificuldade na respiração

·         eliminação de grande quantidade de sangue

·         colapso do pulmão

·         acumulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) – se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.

Tratamento de Tuberculose

                    O tratamento da tuberculose à base de antibióticos é 100% eficaz, no entanto, não pode haver abandono, leva seis meses, o paciente precisa ter consciência da doença e consistência na luta diária do tratamento, até obter a cura.

Prevenção

                            Para prevenir a tuberculose é necessário imunizar as crianças com a vacina BCG. Crianças soropositivas ou recém-nascidas que apresentam sinais ou sintomas de Aids não devem receber a vacina.

                   Espero que essas dicas possam ter te ajudado em alguma coisa, se foi útil para você, comente, curta, compartilhe seja um multiplicador de informações confiáveis …

Um grande abraço, até breve ….

Dra. Lineia Torres

CRO 1379

086 3227 1661

Wz 86 999 77 6892

https://www.odontoarch.com.br

@odontoarchdra.lineia

Deixe um comentário

ESTAMOS NO YOUTUBE