Uma doença que faz com que as pessoas comam seus próprios cabelos compulsivamente,tricofagia…

Uma doença que faz com que as pessoas comam seus próprios cabelos compulsivamente,tricofagia…

Olá, vamos fala sobre tricofagia? uma doença que faz com que as pessoas comam seus próprios cabelos compulsivamente, sou a Dra. Lineia Torres, sua dentista de confiança…

      Entende-se por Tricofagia o transtorno comportamental que faz pessoas comerem, compulsivamente, os próprios fios de cabelo, E o problema destas pontas de cabelo ficarem alojadas na cavidade oral não é assim tão grave quando pensamos que podem formar bolas de cabelo no aparelho digestivo, mais especificamente no intestino delgado, bloqueando-o. Esta doença é popularmente conhecida como Síndrome de Rapunzel.

      Alguns estudos mostram associação entre a tricofagia a pessoas com deficiência de ferro. Existem relatos do hábito de arrancar o cabelo e comê-lo cessou após a pessoa ter sido ser tratada para deficiência de ferro ou doença celíaca.

   A tricofagia é uma condição que pode ser um desdobramento da tricotilomania, uma doença que se resume a impulsos que fazem com que a pessoa sinta a necessidade de arrancar o próprio cabelo ou pelos, que podem estar no couro cabeludo, sobrancelhas ou qualquer outra parte do corpo.

Sinais e Sintomas:

               Os primeiros sintomas manifestam-se, geralmente, durante a adolescência, embora possam surgir mais cedo devido a fatores estressantes (problemas familiares, uma perda, um acontecimento traumático, etc) e ansiedade.

             O paciente pode tentar assegurar que os fios de cabelo sejam arrancados de uma forma específica. Ele pode enrolar o cabelo entre os dedos, puxar os fios entre os dentes, ou morder o cabelo depois de arrancado. Muitos pacientes engolem os fios de cabelo. Algumas vezes a tricofagia forma tricobezoares (acúmulo de fios de cabelo engolidos que ficam presos no estômago)

           Fraqueza, anorexia, perda de peso, náusea, vômitos, dor abdominal, constipação e diarreia são sintomas associados ao tricobezoar.

              Muitos tentam camuflar a perda de cabelo cobrindo as áreas calvas (p. ex., usando perucas ou lenços.

Tratamento:

  • ISRSs ou clomipramina
  • n-acetilcisteína
  • Olanzapina
  • Terapia cognitivo-comportamental (em geral, reversão de hábitos)

                   Gostou dessas dicas? Se foi útil para você, comente, compartilhe, vamos divulgar informação de valor e confiável…Um grande abraço, até breve…

Dra. Lineia Torres
cirurgiã dentista CRO 1379
   Odontoarch


fone 086 3227 1661
86 999977 6892 wz

  http:// www.odontoarch.com.br

@odontoarchdra.lineia

Deixe um comentário

ESTAMOS NO YOUTUBE