Vamos falar sobre as doenças que podem ser adquiridas pelo beijo?

Olá, aqui é a Dra. Lineia Torres, tudo bem com você? Comigo tudo joia…

Hoje nosso assunto é sobre as doenças que podem ser adquiridas pelo beijo

   Festas carnavalescas combinam com desgaste físico, muito sol, bebidas alcoólicas e beijos na boca, principalmente entre os jovens.

Beijar movimenta 29 músculos e queima aproximadamente 12 calorias. Porém, o beijo é uma das principais formas de contágio de inúmeras doenças, sendo estas, em sua maioria, infecções por vírus, bactérias e fungos passados através da saliva ou gotículas de saliva. Geralmente, são doenças com curta duração e que se curam sozinhas. Mas, em algumas pessoas, podem ocorrer complicações, como a propagação da infecção para outros locais do corpo.

Vamos falar agora um pouco das principais doenças que podem ser adquiridas pelo beijo!

Mononucleose – mais conhecida como “a doença do beijo”, é provocada pelo vírus Epstein-Barr. Esse vírus invade as células que revestem o nariz e a garganta, afetando os linfócitos B (glóbulos brancos responsáveis pela produção de anticorpos). Essa infecção pode ser assintomática ou apresentar sintomas como febre, dor de garganta, gânglios no pescoço e até alterações no fígado e no baço.

Herpes simples –  é causada pelo Herpes vírus humano tipo 1 (oral) e 2 (genital). Se caracteriza pelo aparecimento de pequenas bolhas agrupadas especialmente nos lábios e nos genitais, mas que podem surgir em qualquer outra parte do corpo podendo reativar periodicamente. A transmissão se dá pelo contato direto das lesões com a pele ou a mucosa de uma pessoa não infectada.

Caxumba – Conhecida como papeira ou parotidite, também é uma infecção viral transmitida por gotículas de saliva, causada pelo vírus Paramyxovirus, que inflama as glândulas salivares e sublinguais. Observa-se inchaço e dor na região da mandíbula, dor ao mastigar e engolir, febre de 38 a 40ºC, dor de cabeça, fadiga, fraqueza e perda do apetite. Em homens, o vírus pode infectar a região dos testículos. Outra complicação pode ser a meningite, que causa forte dor de cabeça.

Candidíase – também é conhecida como sapinho, e é causada por fungos do tipo Candida. Alguns tipos deste fungo estão presentes em nossa pele naturalmente, e outros podem causar a doença, principalmente se a imunidade estiver baixa, e são transmitidos pelo contato direto, como através do beijo.  Manifesta-se como pequena lesão avermelhada ou esbranquiçada na língua, que pode ser dolorida, e dura até 5 dias. Entretanto, pessoas com a imunidade enfraquecida podem desenvolver a forma mais grave da infecção, com várias placas brancas na boca.

Sífilis – é uma doença sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum, mas que também pode ser transmitida pela saliva, em pessoas que têm pequenas feridas na boca. Na fase inicial surgem pequenas lesões, que podem ser na boca ou na região íntima que, se não forem tratadas, pode evoluir para uma doença crônica, que se dissemina pelo corpo, podendo causar lesões cerebrais, cardíacas e ósseas.

Gripes e resfriados – a gripe ocorre quando organismo é infectado pelo vírus influenza, enquanto o resfriado pode ser causado por vários tipos de vírus, como o rinovírus ou coronavírus. Provocam febre, dores de cabeça e no corpo, tosse, coriza, mal-estar e fraqueza.

Para evitar problemas é importante manter alimentação da forma correta, manter hábito de lavar as mãos, evitar levar as mãos à boca ou aos olhos, evitar compartilhar talheres e evitar beijar desconhecidos!

Gostou dessas dicas? Pois compartilhe com os amigos(a) e seja um multiplicador de informações positivas e confiáveis…

Um grande abraço e até a próxima postagem…

Dra. Lineia Torres

CRO 1379 Odontoarch

86 3227 1661

 86  9 9977 6892

http:// www.odontoarch.com.br

Se você quiser receber mais dicas e orientações do meu novo projeto, que é 100 % grátis, basta enviar para meu whatssap

http://bit.ly/consultoriodralineia

1-seu nome

2-seu email

È muito legal, você fará parte da nossa lista vip, poderemos trocar muitas informações…

Deixe um comentário

ESTAMOS NO YOUTUBE