Você sabe o que é hiperplasia gengival?

Você sabe o que é hiperplasia gengival?

Olá, tudo bem com você? Comigo tudo em paz…vamos falar hoje sobre hiperplasia gengival? Sou a Dra. Lineia Torres, sua dentista de confiança…

Definindo hiperplasia gengival:

    E ‘um pequeno inchaço e/o crescimento da gengiva que acaba por cobrir quase que integralmente seu dente ou dentes.

   A patologia pode se manifestar de diversas formas, apresentando sintomas ou não. Em alguns casos, ocorre um pequeno aumento da gengiva entre os dentes, sendo quase imperceptível. Entretanto, em outras situações, pode crescer excessivamente, cobrindo os dentes, atrapalhando a fala, interferindo na mastigação, causando dor e sangramentos.

Causas da hiperplasia gengival:

  • Placa bacteriana. Causada pela má higiene dos dentes e das mucosas bucais, a placa bacteriana pode danificar os dentes causando cáries e outras doenças orais. …
  • Trauma. A escovação traumática pode gerar a hiperplasia gengival. Prótese mau adaptadas
  • Uso de medicamentos como: fenitoina, (medicamento para prevenir convulsões) ciclosporina(medicamento usado para reduzir a atividade do sistema imunológico), Bloqueadores dos canais de cálcio (medicamentos usados ​​para controlar doenças cardiovasculares)
  • Condições genéticas (fibromatose gengival hereditária), genes herdados de seus pais podem causar problemas hereditários, às vezes, esses distúrbios são perceptíveis durante a infância, mas podem ser diagnosticados depois, até mesmo já na vida adulta.

Tratamento:

               O tratamento mais adequado para o crescimento excessivo da sua gengiva poderá variar de acordo com a gravidade e também da causa implícita.

       Se a causa for medicamentosa, a simples suspensão do uso desse medicamento poderá regredir o aumento da gengiva. Se a condição for causada pela não adaptação a uma prótese, será necessário apenas a sua substituição. Caso o dentista perceba a formação de placa bacteriana, o tratamento irá consistir em melhorar a qualidade da higiene bucal do paciente. Porém, se a adoção dessas medidas não provocar a regressão da gengiva, a intervenção cirúrgica pode ser necessária.

Gostou dessas dicas? Se foi útil para você, comente, compartilhe, vamos divulgar informação de valor e confiável…um grande abraço, até breve…

Dra. Lineia Torres
cirurgiã dentista CRO 1379
   Odontoarch


fone 086 3227 1661
86 999977 6892 wz

 http:// www.odontoarch.com.br

@odontoarchdra.lineia

Deixe um comentário

ESTAMOS NO YOUTUBE