Você sabe o que é o mucosite ?

Olá, como vai você? Eu estou bem, graças a Deus, nosso assunto hoje é mucosite, sou a Dra. Lineia Torres, sua dentista de confiança…

A mucosite é uma inflamação da parte interna da boca e da garganta que pode levar a úlceras dolorosas e feridas nessas regiões. Ocorre em até 40% das pessoas que recebem quimioterapia.

Alguns tipos de quimioterapia.
          Queda do sistema imunológico, pela quimioterapia.
          Radioterapia da região da cabeça e pescoço.
          Transplante de medula óssea.

As pessoas em tratamento radioterápico na região da cabeça e pescoço devem consultar um dentista antes do início do tratamento para saber como preservar os dentes e prevenir a infecção.

Manejo

A melhor maneira de manejar a mucosite é evitar que ela inicie ou tratá-la precocemente. A crioterapia oral, que consiste na sucção de lascas de gelo antes e durante cada quimioterapia, pode reduzir a ocorrência da mucosite. O tratamento da mucosite é feito com anestésicos locais ou analgésicos. Temos também o uso do laser pelo profissional dentista, este auxilia na cicatrização destas feridas, trazendo conforto ao paciente.

Gostou dessas dicas? Compartilha, curta, comente, seja um multiplicador de informações positivas e confiáveis.

cirurgiã dentista CRO 1379
   Odontoarch