Você sabe o que são bactérias cromogênicas?O que elas podem fazer nos dentes?

Bactérias cromogênicas, como a da espécie Prevotella melaninogênica, têm sido relacionadas à pigmentação negra do biofilme dentário. O pigmento responsável pela coloração negra é composto férrico insolúvel, formado pelo resultado da interação entre produtos bacterianos e saliva. A mancha tem, em sua estrutura, composto férrico insolúvel e alto teor de cálcio e fosfato, este tipo de mancha ocorre com maior frequência na dentadura decídua.

A mancha extrínseca negra é causada por diversos fatores, incluindo bactérias cromogênicas, ingestão de alimentos pigmentados, agentes terapêuticos ou compostos metálicos.

Normalmente quem tem essas bactérias não apresenta cárie, pois as bactérias cromogênicas “lutam” com o streptococcus mutans, que são as bactérias causadoras das cáries.

Essa pigmentação é difícil de remover apenas com a escovação em casa, é preciso procurar um dentista para realizar a profilaxia profissional. Sugere-se realizar a limpeza no dentista de 3 em 3 meses ou quando as pigmentações começarem a surgir.

Tratamento:

Raspagem e profilaxia feita em consultório dentário pelo profissional dentista.

Gostou dessas dicas? Pois compartilhe, seja um multiplicador de informações positivas e confiáveis…

Um grande abraço, até breve

CRO1379 odontoarch

@odontoarchdra.Lineia