Você sabia que existem alimentos que podem ser prejudiciais e/ou  benéficos para a saúde bucal?

Você sabia que existem alimentos que podem ser prejudiciais e/ou benéficos para a saúde bucal?

uma boa alimentação.

                Existem alimentos que podem ser prejudiciais e benéficos para a saúde bucal.

               Com a alimentação rica em comidas industrializadas e grandes quantidades de sódio, o organismo não recebe os nutrientes necessários para manter a saúde bucal. Por isso, acontecem as doenças periodontais. (Gengivite, periodontite, etc….)

          O açúcar, assim como os carboidratos ricos em amido, quando entram em contato com as bactérias existentes em nossa boca liberam substâncias ácidas que causam a deterioração dos dentes e, consequentemente, as cáries.

Os alimentos podem ser divididos em três grupos: 

  • Os energéticos, que fornecem energia para todo o funcionamento do corpo e podem ser encontrados nos alimentos ricos em carboidratos e raízes;
  • Os construtores, que atuam na construção de ossos, dentes e novos tecidos, assim como a cicatrização de ferimentos, esses são encontrados em derivados de leite, de carnes (peixe, boi, frango e porco) e grãos;
  • Os reguladores, que garantem a proteção do organismo contra doenças são os minerais, como ferro e cálcio, assim como as vitaminas (vitamina D, B, C, entre outras). A vitamina C oferece uma proteção à gengiva, por também auxiliar na cicatrização, o que pode ser benéfico principalmente para aqueles pacientes que possuem doenças gengivais. Da mesma forma, a vitamina D atua diretamente na absorção e fixação do cálcio, que também é essencial para o crescimento saudável dos dentes e suas estruturas

               São alimentos fibrosos como a maçã, cenoura, kiwi, acelga, pera, entre outros, oferecem uma limpeza extra aos dentes.

                Cálcio é essencial para garantir ossos fortes e saudáveis, ele também é fundamental para os dentes. O nutriente é parte da composição dos dentes – garante a eles uma boa saúde, principalmente durante a formação. Apesar de ser encontrado mais facilmente no leite e derivados, ele também está presente nas folhas verdes escuras, como a couve.


            Vitamina D ajuda na fixação do cálcio nas bases ósseas e dos dentes. Alimentos como ovos, peixes, leite e derivados são ricos em Vitamina D.

     Alimentos com vitamina A: essa vitamina é necessária para a reepitelização e ativação da creatina-dental, tecido epitelial e responsável pelo esmalte dos dentes. Pode ser encontrada em vegetais verde-escuros como espinafre, couve e brócolis.

      A ingestão de água ajuda a eliminar os detritos, ácidos e açúcares. A água também mantém a cavidade hidratada estimulando a produção de saliva e diminuindo as chances de mau hálito

                A ingestão de alimentos altamente pigmentados, ao longo dos anos pode causar manchas que devem apenas ser retiradas com clareamento dental, profilaxia, raspagem, tratamentos realizados no consultório.

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Um grande abraço e até a próxima postagem

Dra. Lineia Torres

CRO 1379 odontoarch

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