Olá, como você está? hoje vim falar de tireoidite crônica autoimune, desde já te agradeço a sua audiência…sou a Dra. Lineia Torres , sua dentista de confiança…
Várias doenças podem provocar o hipotireoidismo, contudo, a Tireoidite Crônica Autoimune – também chamada de Tireoidite de Hashimoto – é a mais frequentemente responsável pelo seu aparecimento. Ela ocorre mais comumente em áreas geográficas onde a dieta é insuficiente em iodo, tais como o Brasil. Nesse tipo de tireoidite são produzidas reações imunes contra as próprias estruturas do corpo humano. Em outras palavras, o organismo passa a atacar e destruir suas próprias células. Neste caso, as da glândula tireóide.
Há algumas condições que podem predispor as pessoas a um maior risco de desenvolver hipotireoidismo – tais como o histórico familiar de Tireoidite de Hashimoto na família-, quem foi submetido à radioterapia da região cervical ou à cirurgia do pescoço, quem têm outras doenças autoimunes (lúpus, vitiligo, artrite reumatóide etc.) e as mulheres no período pós-parto.
Dentre as alterações mais observadas na cavidade bucal de pacientes hipotireoidianos, destacam-se:
As alterações na formação de dentina,
hipoplasia do esmalte,
Mordida aberta,
Retardo na erupção dentária e no desenvolvimento radicular,
taurodontia ( uma anomalia de desenvolvimento dentário que se caracteriza por uma coroa dentária longa, câmara pulpar grande e raízes pequenas.
hipoplasia condilar(formação defeituosa do côndilo mandibular podendo ter origem congênita (presente desde o nascimento) ou adquirida (decorrente de traumas, infecções, radiação, desordens endócrinas, doença degenerativa das articulações ou ainda atropatia sistêmica).
atresia maxilar ou mandibular (estreitamento dos arcos superiores e inferiores)
hiperdesenvolvimento da mandíbula, e prognatismo maxilar.
Diastemas,
Aumento da susceptibilidade à cárie, doença periodontal e gengivite,
Hipossalivação,
Disgeusia (ausência da sensação gustativa),
Macroglossia( língua grande)
Além do atraso na cicatrização de feridas, também podem ser observados nos pacientes.
O tratamento do hipotireoidismo incluem a realização de cirurgias ou reposição hormonal, que é uma terapia mais simples, sendo a levotiroxina T4 a droga mais utilizada. Quanto às manifestações bucais, estas podem ser acompanhadas pelo cirurgião dentista, de modo a garantir uma adequação do meio bucal e a qualidade de vida dos pacientes, principalmente quando estão hospitalizados.
Gostou dessas dicas? Pois compartilhe com os amigos e seja um multiplicador de informações positivas e confiáveis…
Um grande abraço, até a próxima postagem…
Dra.Lineia Torres
CRO 1379 Odontoarch
Wz 86 99977 6892
http://www.odontoarch.com.br
@odontoarchdra.lineia