Vamos falar de algumas condições relacionadas ao estresse que afeta a boca?

Olá tudo bem? Você já parou para pensar o que o estresse pode trazer para sua saúde bucal? Vamos falar de algumas condições relacionadas ao estresse que afeta a boca? Sou a Dra. Lineia Torres, sua dentista de confiança…

               A cavidade bucal é sede de uma diversidade de patologias, tanto de natureza local como sistêmica, de caráter multifatorial, no qual fatores psicossociais, como o estresse, representam um aspecto importante a ser considerado. O desequilíbrio da harmonia entre o corpo e a mente é o que origina o desenvolvimento de doenças relacionadas ao estresse.

Condições bucais relacionadas com o estresse:

 Líquen plano bucal: sendo a forma mais comum, a forma reticular que aparece como estrias brancas finas com aspecto rendilhado, conhecidas como estrias de Wickham , sendo normalmente este tipo assintomático e frequentemente descoberto incidentalmente durante um exame bucal de rotina. Já as formas atrófica, erosiva e bolhosa usualmente são associadas à sensação de ardência e, em alguns casos, podem causar dor severa nos pacientes.

Síndrome da Boca Ardente: apresenta-se como tríade: dor na boca do tipo queimação, de intensidade moderada a severa, podendo persistir por anos, e acomete as bordas laterais e a ponta da língua, principalmente ;alterações do paladar e alterações da salivação, sem lesão na mucosa bucal

Língua Geográfica: Condição caracterizada inicialmente pela presença de pequenas áreas de desceratinização e descamação das papilas filiformes. As áreas descamadas tornam-se vermelhas e apresentam um halo branco ou branco-amarelado. Esse aspecto persiste por um período variável, normaliza espontaneamente e aparece em outro lugar, configurando o aspecto migratório da lesão.

Herpes Simples Recidivante: sensação de ardência, queimação, prurido e depois o aparecimento de numerosas vesículas que se rompem facilmente, causando ulceração, sendo o lábio seu sítio preferencial.

Ulceração Aftosa Recorrente: estresse, história familiar, trauma, hipersensibilidade alimentar, deficiências nutricionais, alterações hematológicas e, ainda, um possível envolvimento bacteriano, têm sido propostos como possivelmente relacionados ao aparecimento da doença.

Gostou dessas dicas? Se foi útil para você, comente, compartilhe, vamos divulgar informação de valor e confiável…um grande abraço, até breve…

Dra. Lineia Torres
cirurgiã dentista CRO 1379
   Odontoarch


fone 086 3227 1661
86 999977 6892 wz

 http:// www.odontoarch.com.br

@odontoarchdra.lineia

Deixe um comentário