Você sabia que o uso de medicamentos como anti-inflamatórios, antibióticos, anti neoplásicos, podem causar reação adversas na mucosa da boca? Sou a Dra. Lineia Torres e hoje quero conversar com você sobre isso …

As reações adversas a medicamentos constituem um problema importante na prática do profissional da área da saúde, já que essas reações são causas de hospitalização, aumento no tempo de permanência hospitalar e da morbimortalidade. Muitas das reações adversas aos fármacos apresentam-se na cavidade oral.
As manifestações clínicas mais comuns, mais prevalentes, são:
Reações inflamatórias de mucosa, estomatite medicamentosa, alérgica, Erupções Liquenóides às Droga.
A estomatite ou inflamação da mucosa bucal por drogas tem como característica clínica além do eritema, acompanhado geralmente de dor.
A estomatite pode resultar da utilização de drogas anti-neoplásicas, por alergia ao medicamento ou pelo contato direto da mucosa com a droga. Os anti-neoplásicos e quimioterápicos utilizados atualmente constituem uma causa comum de estomatite inespecífica generalizada.
A maioria dos pacientes em tratamento com quimioterápicos desenvolvem estomatite durante a hospitalização, cerca de 40% deles…
Ulcerações, um dos medicamentos mais comuns que por vezes é utilizado incorretamente de maneira tópica é a aspirina: o comprimido é algumas vezes erroneamente colocado na mucosa, para aliviar a dor. O contato prolongado da medicação com a mucosa bucal pode causar necrose do epitélio resultando na clássica queimadura por aspirina.
Hiperplasia gengival agentes antiepiléticos como o valproato de sódiofenobarbital também são agentes causadores de hiperplasia gengival, as ciclosporinas, agentes imunodepressores de uso frequente após transplante de órgãos, causam hiperplasia gengival em cerca de 30% dos pacientes; e os agentes bloqueadores de canais de cálcio potentes, utilizados no tratamento de angina e como antiarrítmicos.
Pigmentação
Metais pesados como o chumbo, mercúrio e bismuto quando ingeridos ou inalados podem potencialmente causar uma pigmentação linear ao longo da borda da gengiva.
As drogas utilizadas como a cloroquina, pirimetamina, quinina, quinacrina e quinidina, que também são utilizadas para o tratamento do lúpus eritematoso e da artrite reumatoide, podem promover o aparecimento de lesões maculares com bordas bem delineadas na mucosa oral.
Gostou dessas dicas? Pois compartilhe com os amigos, e seja um multiplicador de informações positivas e confiáveis.
Um grande abraço e até a próxima postagem
Dra. Lineia Torres
CRO 1379 odontoarch
86 3227 1661
86 99977 6892
@odontoarchdra.lineia