Olá, como vai você? Comigo tudo joia…
Você sabia que algumas pessoas podem manifestar alergias ao contato com algum material utilizado em tratamentos odontológicos? Sou a Dra. Lineia Torres, e hoje vamos conversar sobre isso…
As alergias mais comuns são a alguns metais, como níquel, ao látex e resinas, e alergias medicamentosas, como reação a alguns componentes de anestésicos.
A sensibilidade ao níquel é a causa mais comum de dermatite alérgica ao metal.
Exposição a metais de obturações dentárias, coroas, implantes cirúrgicos, próteses de articulações e de poluentes ambientais pode levar a problemas de saúde em indivíduos sensíveis (se forem causa de reação alérgica)
O uso de próteses de estrutura metálica (liga de cromo e cobalto), do aparelho ortodôntico com fios, braquetes e bandas de alto teor de níquel pode induzir hipersensibilidade ao níquel.
Os sinais clínicos mais comuns são inchaço, vermelhidão, formação de vesículas, ulceração, necrose e sensação de ardência na boca
Solução para quem tem esse problema…
Os braquetes denominados nickel-free, braquetes estéticos, sejam eles de cerâmica ou policarbonato, também servem como alternativa para pacientes com alergia ao níquel, e que precisam de tratamento ortodôntico.
No caso de prótese (dentadura), próteses estéticas com estrutura de zircônia.
Como identificar se o paciente tem alergia?
O MELISA(exame) identifica os indivíduos que podem sofrer efeitos colaterais relacionados à exposição ao metal.
O teste indica quais são os metais que o sistema imunológico tolera e quais causam resposta imune. Essa informação é útil previamente a cirurgias e a trabalhos dentários para se estabelecer o tipo ideal de material que o corpo irá tolerar.
Gostou dessas dicas? Se foi útil para você, comente, compartilhe, vamos divulgar informação de valor e confiável…um grande abraço, até breve…
Dra. Lineia Torres
cirurgiã dentista CRO 1379
Odontoarch
fone 086 3227 1661
86 999977 6892 wz