Olá tudo bem com você? Comigo, tudo em paz… você sabia que existe um tipo de câncer oral que está associado ao HIV? É o sarcoma de kaposi,e hoje quero alar sobre isso com você…
Sarcoma de Kaposi é um tipo de câncer que acomete as camadas mais internas dos vasos sanguíneos. Lesões podem surgir na pele, fígado, pulmão, intestino, brônquios, na parte interna das bochechas, gengivas, lábios, língua, amídalas, olhos e pálpebras.
Na cavidade oral, as lesões geralmente aparecem na mucosa oral e palato duro, mas também podem ser observadas na mucosa de bochechas, faringe, amígdalas, língua, nariz e região facial. Quando as lesões ulceram, podem se infectar secundariamente, desfigurando a região facial, interferindo na fala, na mastigação e causando disfagia.
A cavidade oral pode ser afetada por qualquer variante do SK(sarcoma de kaposi ), mas o SK-AIDS é definitivamente mais frequente, e cerca de 70% dos pacientes com SK-AIDS apresentam manifestações na boca.
Deve-se mencionar que o KSAIDS na gengiva pode ser exacerbado pela presença de doença periodontal ou ser confundido com úlcera aguda necrosante gengivite. Reabsorção óssea periodontal, mobilidade dentária e perda dentária são achados comuns .
Às vezes, o sarcoma de Kaposi é o primeiro sintoma de AIDS.
As causas do Sarcoma de Kaposi estão relacionadas a um vírus chamado herpes vírus humano tipo 8 (HHV 8) ou Kaposi sarcoma herpesvirus (KSHV). A relação do vírus com a doença está diretamente relacionada, no entanto somente o contato com o vírus não basta para desenvolver a doença. É preciso que o paciente esteja com o sistema imunológico deficiente, como acontece com aqueles que usam medicamentos imunossupressores ou são portadores do HIV.
Existem três tipos de sarcoma de Kaposi:
- Clássico: Raro, de evolução lenta, atinge homens idosos sem comprometimento do sistema imunológico;
- Endêmico ou africano: Forma mais agressiva, acomete mais os negros jovens da África Equatorial;
- Relacionado com o sistema imunológico deprimido, como ocorre com os HIV-positivos, os transplantados e os que tomam imunossupressores.
O diagnóstico de SK-AIDS na cavidade oral é feito por biópsia.
Tratamento:
A ressecção cirúrgica das lesões é indicada por motivos estéticos e é necessária para controlar a ansiedade ou estresse psicológico resultante no paciente.
Excisão cirúrgica, quimioterapia intralesional, administração local de agentes esclerosantes, terapia fotodinâmica e, claro, HAART.
Gostou dessas dicas? Se foi útil para você, comente, compartilhe, vamos divulgar informação de valor e confiável…um grande abraço, até breve…
Dra. Lineia Torres
cirurgiã dentista CRO 1379
Odontoarch
fone 086 3227 1661
86 999977 6892 wz
http:// www.odontoarch.com.br
@odontoarchdra.lineia